Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2016

Gastronomia campeira é valorizada por chefs da Capital



Foto: Divulgação/PMPA
Festival abriu na noite dessa quinta-feira, 8, no galpão Espaço de Hospitalidade

Festival abriu na noite dessa quinta-feira, 8, no galpão Espaço de Hospitalidade
Foto: Divulgação/PMPA
Convidados degustaram pratos regionais criados pela leitura de  chefs gaúchos

Convidados degustaram pratos regionais criados pela leitura de chefs gaúchos

Novidade levada pelo projeto Turismo de Galpão para o Acampamento Farroupilha deste ano, o 1º Festival de Comida de Galpão teve sua abertura na noite dessa quinta-feira, 8, quando reuniu no galpão Espaço de Hospitalidade um grupo de convidados representantes do trade turístico da Capital para uma degustação de pratos regionais criados pela leitura de importantes e reconhecidos chefs gaúchos. 

 

A proposta do festival, que nasceu de parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e A Churrasqueira, como é nacionalmente conhecida a gaúcha Clarice Chwartzmann, é promover um resgate da cultura regional através da gastronomia unindo simplicidade, autenticidade e a criatividade autoral e, com isso, atrair para a grande festa das tradições gaúchas, que anualmente ocupa o Parque Harmonia, mais e diferentes segmentos de público. 

 

Para o primeiro encontro foram convidados representantes da hotelaria, de agências de viagem, entidades do turismo e de companhias aéreas que operam voos internacionais na capital gaúcha, entre outros segmentos do setor. 

 

Resgate - O desafio de criar os cardápios usando diferentes fogos e preparos ficou a cargo das chefs Arika Messa, Natália Tussi e da própria A Churrasqueira, que aplicou sua técnica no preparo de uma costela de janela. “O Acampamento Farroupilha é um espaço muito especial para nossos chefes e cozinheiros oferecerem algo diferente na gastronomia gaúcha que possui uma riqueza inigualável e por isso precisa ser eternizada como experiência e aprendizado”, avaliou Clarice na abertura do encontro. 

 

Inspiradas nas coisas do Rio Grande do Sul, Arica Messa e Nati Tussi deram a ingredientes bastante comuns da comida campeira o toque da cozinha clássica que tem por base técnicas da gastronomia francesa.  “Nosso objetivo é mostrar que a gastronomia é um elemento forte da cultura regional, que a comida gaúcha não se resume ao churrasco, um ícone já consagrado, mas tem importantes ingredientes e inspirações de outras culturas culinárias que fazem parte da formação do Estado”, reforçou Arica Messa. Convidadas pela chef Nati Tussi, quatro de suas alunas no curso de auxiliar de cozinha da Fundação Pão dos Pobres participaram do preparo dos cardápios, experiência que integra a etapa de estágio da formação profissional.

 

Evento aberto - Até o dia 16, o festival realizará outros três eventos de degustação dirigidos a grupos de convidados do setor e formadores de opinião. Para o dia 20 de setembro, data máxima dos festejos farroupilha, o festival terá seu grande evento aberto ao público que visitar o Acampamento Farroupilha. Os participantes poderão conferir, no Galpão Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, pratos típicos elaborados  por 13 criativos cozinheiros da Capital e sua leitura culinária contemporânea. As criações gastronômicas serão oferecidas em bancas, ao estilo comida de rua, entre às 11h e 21h. O ingresso, por pessoa, será de R$ 20, com venda no local.

 


/acampamento_farroupilha


Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.