Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de setembro de 2016

Estudantes de escola militar portuguesa conhecem o Acampamento


11/09/2016 13:47:02

Foto: Divulgação/ PMPA
Portugueses estiveram acompanhados de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre Portugueses estiveram acompanhados de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre
Alunos e professores do Instituto Dos Pupilos do Exército de Portugal aproveitaram a estadia em Porto Alegre para conhecer a cultura gaúcha, no Acampamento Farroupilha, neste domingo, 11. A turma de 18 portugueses, acompanhada de estudantes e docentes do Colégio Militar de Porto Alegre, participou de uma caminhada guiada pelo Parque Maurício Sirotksy Sobrinho (Harmonia) e visitou três galpões de entidades tradicionalistas parceiras do Projeto Turismo de Galpão.
 
O passeio iniciou-se em frente ao Espaço de Hospitalidade, centro de atendimento do Turismo de Galpão. A caminhada foi conduzida e orientada pelo guia da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) Roque Lemanski, que contou detalhes, curiosidades e informações deste que é o maior evento da cultura gaúcha. O grupo seguiu até a administração do parque, onde está localizada a Chama Crioula. 
 
Na sequência, os visitantes conheceram galpões que são verdadeiros museus com construções e objetos do passado gaúcho. No Piquete Vento Sul, o grupo foi recepcionado pela patroa da entidade, Naira Jobim. O local faz um resgate de como eram as casas no interior do Estado. O próximo ponto de parada foi o Piquete Laços de Sangue, uma legítima casa de barro que resgata memórias do passado dos gaúchos. E a última parada foi no espaço do Piquete Aporreados do 38, o espaço tem exposições e uma réplica de um acampamento de campanha e dos casarões do período das charqueadas.
 
Encantada com a cultura gaúcha, a estudante portuguesa Carolina Delgado Correia de Castro comprou uma saia e faixa típicas usadas pelas prendas. “É muito diferente do que já vimos lá em Portugal. Estou aprendendo muito com a cultura daqui”, comentou a aluna. Carolina revelou o desejo de comprar cuia, bomba e erva mate para levar para casa. “Vou fazer chimarrão para todo mundo lá em Lisboa”, disse. 
 
A professora de inglês da instituição lusa Helena Gameiro também aprovou a experiência: É tudo muito organizado e conseguimos imaginar como os gaúchos viviam antigamente. A professora ainda destacou a hospitalidade do povo gaúcho.  A característica acolhedora da gente do Rio Grande do Sul também foi ressaltada pelo coronel Araújo da escola militar portoalegrense. “Atividades como estas do Turismo de Galpão são fundamentais. Certamente essa garotada vai voltar para Portugal levando um pouco da hospitalidade gaúcha”, comentou o coronel.
 
O passeio pelo Acampamento Farroupilha é uma iniciativa do Colégio Militar de Porto Alegre de aproximar os alunos portugueses, que têm entre 10 e 17 anos, da cultura do Rio Grande do Sul. Os estudantes participam de uma séria de atividades educacionais e passeios pelos atrativos da cidade programados pela escola militar portoalegrense até dia 12, quando retornam para Lisboa. A visita à Capital ocorre devido ao acordo internacional de geminação, firmado pelas duas entidades em 2011. A parceira proporciona um intercâmbio educacional e cultural. 
 
Oficinas – As oficinas são diárias e ocorrem até o dia 20. A maioria das atividades é gratuita, e algumas têm intérprete para inglês e espanhol. A programação do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info. As inscrições para as oficinas e atividades do Turismo de Galpão devem ser feitas no Espaço de Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. 
 
O local é o ponto de referência e de informações sobre toda a programação para os visitantes que são atendidos por recepcionistas que dominam outros dois idiomas (inglês e espanhol). Ali também são disponibilizados materiais impressos sobre as atividades, mapa com a localização dos galpões que participam do Acampamento Farroupilha, além de informações turísticas da cidade. O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funciona diariamente, das 9h às 22h. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
 
Festival - Uma das atraçõesdeste ano é o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O custo será de R$ 20, por porção. 
 
Linha Turismo - O city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.


/acampamento_farroupilha
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.