Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de setembro de 2016

Fim de semana tem programação intensa no Acampamento Farroupilha



13/09/2016 16:10:09

Foto: Brayan Martins/ PMPA
Carretas aguardam o desfile do domingo, 18, na Edvaldo Pereira Paiva Carretas aguardam o desfile do domingo, 18, na Edvaldo Pereira Paiva
O último fim de semana do Acampamento Farroupilha, dias 17 e 18 de setembro, vai oferecer programações que devem atrair grande público. Um dos shows mais esperados deste ano no Palco Central no Acampamento, Os Fagundes, foi transferido do dia 10 para este domingo, 18, às 21h30. Também neste mesmo domingo Yangos e Dante Ramón Ledesma se apresentam a partir das 19h30 no palco central. No sábado, 17, o destaque para a programação do Palco Central fica por conta do Grupo Quero Quero e  Marcelo Caminha. As apresentações de sábado começam às 9h da manhã com o Festival de Chula.

Todos os shows no Palco Central tem acesso gratuito, não existe a cobrança de ingresso para entrar no Acampamento Farroupilha. Não precisa estar pilchado para visitar o Acampamento, destaca Giovani Tubino, que coordena a Tradição e o Folclore na Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Confira a programação cultural do Acampamento Farroupilha e tudo que vai acontecer no Palco Central clicando aqui.
Desfile temático - Outra grande atração deste domingo é o desfile temático que acontece na av. Edvaldo Pereira Paiva. "O desfile temático do dia 18 representa o tema dos festejos farroupilhas através de um desfile, do qual pariticipam entidades tradicionalistas e voluntários", explica Tubino. O desfile temático começa às 11h da manhã, também é de entrada franca e o tema de 2016 é a República das Carretas.
O tema foi definido após dia 22 de outubro de 2015 pela Comissão dos Festejos Farroupilhas. Esta temática histórica tem como principal referência bibligráfica o livro República das Carretas, de Barbosa Lessa, no qual o autor relata que a verdadeira capital, em certo momento, teve de sair de sua seara nada fortalecida e postar-se em carretas, atravessando campos, cidades, comandadas pelo ministro da Fazenda e Interior, Domingos José de Almeida – um herói cujas armas eram documentos, saber administrar, providenciar recursos para os rebeldes, e sofrer de saudades a distância da família, ou seja, um herói autenticamente moderno. Este ano se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense. 
Ordem na apresentação do Desfile Temático dia 18 de setembro

1º Invernada: Abertura – Barbosa Lessa
Coordenador/Coreógrafo: Alexandre Ourique
 
2° Invernada: República – Uma ideia (A República)
Coordenador/Coreógrafo: Naira Antunes
 
3° Invernada: Revolução Francesa e a Maçonaria (O Poder das Ideias)
Coordenador/Coreógrafo: Guilherme Hexsel
 
4° Invernada: A Proclamação da República (A República dos Pampas)
Coordenadores/Coreógrafos: Edison Debom e André Barboza
 
5° Invernada: A Instalação da República Rio‐grandense (Piratini - A Primeira Capital)
Coordenadora/Coreógrafa: Lara Rosa Lindenmeyer
 
6° Invernada: Os Italianos na Revolução (Os Estrangeiros)
Coordenador/Coreógrafo: Roger Izidoro
 
7° Invernada: A República em Carretas (A imprensa e a Organização do Governo)
Coordenadores/Coreógrafos: Ana Marta Vasconcelos Pochmann e Victor Hugo Silva Pochmann
 
8º  Invernada: Símbolos da República Rio‐grandense
Coordenadora/Coreógrafa: Lilian Dias Ourique
 
9º Invernada: Ponche Verde – O Fim da República 
Coordenador/Coreógrafo: Matheus Cardoso
 
10º  Invernada: 1889 ‐ Proclamação da República no Brasil (A Nova República)
Coordenador/Coreógrafo: Wiliam Paiva Gomes
 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.