Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

20 de setembro de 2016

Acampamento Farroupilha termina com recorde de público



Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Extinção da Chama Crioula marcou o fim dos festejos neste ano
Extinção da Chama Crioula marcou o fim dos festejos neste ano
Com o ritual de extinção da Chama Crioula, feito pelo prefeito José Fortunati e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro, foram encerrados oficialmente os Festejos Farroupilhas e o Acampamento Farroupilha 2016. O ato aconteceu no fim da tarde desta terça-feira, 20, no Palco Central do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. Durante os 18 dias do evento, 1,3 milhão de visitantes foram até o local conferir as atrações. É o maior público já registrado na história do evento.
Fortunati comemorou o sucesso desta edição. "O Acampamento Farroupilha tem se qualificado cada vez mais. As atrações nos piquetes, as oficinas do Turismo de Galpão, os shows e o convívio de gaúchos e turistas aqui no parque conquistam cada vez mais pessoas que acabam retornando. É a nossa cultura, nossas tradições, nossos valores que se fortalecem e acabam sendo passados de geração em geração, o que é muito importante em momentos de crise, como o que o Brasil vive, porque aproxima as pessoas e faz com que trabalhemos todos juntos na construção de uma cidade, de um Estado, de um país melhores para todos", concluiu o prefeito.
A qualificação do evento também foi referenciada pelo presidente do MTG. Nairoli destacou o esforço conjunto de entidades, empresa e poder público para montar uma verdadeira cidade farroupilha dentro da capital. "Nesses 50 anos do Movimento Tradicionalista, temos um compromisso, assinado em carta de princípios, de, mais do que resgatar nossa história, nossos costumes, nossa cultura, trabalhar junto com todos para o desenvolvimento e auxiliar o estado nos seus desafios", afirmou.
Os shows do Grupo Folclórico Chaleira Preta e de Elton Péricles foram as últimas atrações do Acampamento Farroupilha 2016. Agora, até o dia 30 de setembro, acontece o período de desmonte dos piquetes, para que o parque seja devolvido nas mesmas condições em que foi cedido.
Acampamento Farroupilha 2016 - As atividades culturais começaram no dia 3 de setembro com as oficinas do projeto Turismo de Galpão. São 365 piquetes autorizados e 67 entidades envolvidas. O Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.
Patrona - As atividades do Acampamento Farroupilha deste ano tiveram, pela primeira vez, o comando de uma mulher, a patrona Neusa Secchi. Natural da cidade de Passo Fundo, é graduada em História e pós-graduada em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina de Porto Alegre. Neuza foi presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira da Comissão Nacional de Folclore.


/20_de_setembro /acampamento_farroupilha

Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.