Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de setembro de 2016

Turismo de Galpão alcança recorde de público

Foto: Divulgação/PMPA

Espaço de Hospitalidade recepcionou 52 mil pessoas interessadas em informações Espaço de Hospitalidade recepcionou 52 mil pessoas interessadas em informações
Foto: Divulgação/ PMPA
Oficinas do Turismo de Galpão reuniram 1.917 participantes Oficinas do Turismo de Galpão reuniram 1.917 participantes
Em sua quinta edição no Acampamento Farroupilha, o projeto Turismo de Galpão bateu recorde de público este ano, tanto no Espaço de Hospitalidade quanto nas oficinas e atividades de interação e aprendizagem com a cultura regional e as tradições gaúchas oferecidas durante os 18 dias do evento, encerrado oficialmente nesta terça-feira, 20.
Galpão de 200 metros quadrados que é o centro de referência do Turismo de Galpão dentro do Parque Harmonia, o Espaço de Hospitalidade recepcionou 52 mil pessoas interessadas em informações sobre o projeto Turismo de Galpão e o próprio acampamento. Ou seja, um fluxo quase duas vezes maior que o registrado na edição anterior, em 2015, de 27 mil pessoas. Além da presença expressiva de porto-alegrenses (mais de 25 mil pessoas), destaca-se o fluxo de visitantes de 62 cidades do Rio Grande do Sul, de turistas de 23 estados brasileiros e de 21 países. O atendimento foi diário no Espaço de Hospitalidade, entre 9h e 22h.
Oficinas práticas - As oficinas e atividades de interação com a cultura e tradições gaúchas do projeto Turismo de Galpão reuniram 1.917 participantes, outro recorde. Deste público, foram 899 porto-alegrenses, 512 gaúchos de 48 cidades do interior do RS, 421 turistas de 17 estados brasileiros e 85 visitantes de 12 países entre os quais Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Japão, Áustria, Uruguai, Argentina, China, México e Costa Rica. A presença de estrangeiros é registrada desde 2013, quando ocorreu a primeira edição do projeto no Parque Harmonia. “Podemos afirmar que 2016 foi o ano de consolidação do Turismo de Galpão como um produto turístico diferenciado, e que pode ser oferecido tanto no mercado nacional como internacional”, avalia o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
Durante o acampamento, foram oferecidas 158 oficinas, todas realizadas no ambiente dos 40 piquetes parceiros e com conteúdos da culinária regional, das danças folclóricas e de salão, dos ritmos musicais regional, das atividades campeiras, de resgate da história, dos usos e costumes do RS. As atividades foram diárias, entre 11h e 19h. O projeto incorporou nesta edição uma novidade: o 1º Festival Comida de Galpão, que promoveu a valorização da culinária regional pelas mãos de reconhecidos chefs e cozinheiros da Capital em um movimento de transformação da cozinha gaúcha em alta gastronomia.


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.