Foto: Divulgação/PMPA
Galpão de 200 metros quadrados que é o centro de referência do Turismo de Galpão dentro do Parque Harmonia, o Espaço de Hospitalidade recepcionou 52 mil pessoas interessadas em informações sobre o projeto Turismo de Galpão e o próprio acampamento. Ou seja, um fluxo quase duas vezes maior que o registrado na edição anterior, em 2015, de 27 mil pessoas. Além da presença expressiva de porto-alegrenses (mais de 25 mil pessoas), destaca-se o fluxo de visitantes de 62 cidades do Rio Grande do Sul, de turistas de 23 estados brasileiros e de 21 países. O atendimento foi diário no Espaço de Hospitalidade, entre 9h e 22h.
Oficinas práticas - As oficinas e atividades de interação com a cultura e tradições gaúchas do projeto Turismo de Galpão reuniram 1.917 participantes, outro recorde. Deste público, foram 899 porto-alegrenses, 512 gaúchos de 48 cidades do interior do RS, 421 turistas de 17 estados brasileiros e 85 visitantes de 12 países entre os quais Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Japão, Áustria, Uruguai, Argentina, China, México e Costa Rica. A presença de estrangeiros é registrada desde 2013, quando ocorreu a primeira edição do projeto no Parque Harmonia. “Podemos afirmar que 2016 foi o ano de consolidação do Turismo de Galpão como um produto turístico diferenciado, e que pode ser oferecido tanto no mercado nacional como internacional”, avalia o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
Durante o acampamento, foram oferecidas 158 oficinas, todas realizadas no ambiente dos 40 piquetes parceiros e com conteúdos da culinária regional, das danças folclóricas e de salão, dos ritmos musicais regional, das atividades campeiras, de resgate da história, dos usos e costumes do RS. As atividades foram diárias, entre 11h e 19h. O projeto incorporou nesta edição uma novidade: o 1º Festival Comida de Galpão, que promoveu a valorização da culinária regional pelas mãos de reconhecidos chefs e cozinheiros da Capital em um movimento de transformação da cozinha gaúcha em alta gastronomia.
/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.