Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de setembro de 2016

Fazendinha foi atração do acampamento no feriado

Foto: Júlia Resende/Divulgação PMPA

Espaço é organizado pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul

Espaço é organizado pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul
Mostrar aos visitantes a horta e os animais é a proposta da Fazendinha, espaço organizado pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 7, crianças e adultos tiveram contato com patos, cavalos, galinhas, coelhos, codornas, ovelhas, boi e vaca. Foi a curiosidade das filhas em conhecer a Fazendinha, que trouxe a portuguesa Monica Aires Oliveira a oficina promovida pelo projeto Turismo de Galpão.

O patrão da entidade, Gustavo Bierhals, apresentou os animais e já bastou para que Ines, cinco anos, e Luisa, dois anos, começassem a imitar o barulho dos bichinhos. Ines montou no cavalo Picasso e Luisa fez carinho no boi Choquito.
 
Morando há quatro meses em Porto Alegre, a família portuguesa, pela primeira vez no Acampamento Farroupilha, aproveitou para se aproximar um pouco mais da cultura gaúcha. “Eu não conhecia a tradição e quis vir aqui para conhecer essa cultura que vocês possuem tanto amor”, comentou Monica.

Cultura viva - O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 9h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

Festival - Este ano, o projeto traz como uma das atrações o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como 'A Churrasqueira', que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O ingresso, por pessoa, será de R$ 20.

Linha Turismo - O city tour oficial de Porto Alegre está integrado aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.
 
 


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.