Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2016

Rosquinha e café de cambona são destaque no Turismo de Galpão


05/09/2016 19:06:21

No final da tarde desta segunda-feira, 5, Milton Matos abriu as porteiras do Piquete Laços de Amizade para ensinar a fazer rosquinha de polvilho. Um dos itens do café da tarde do gaúcho foi o tema da oficina do projeto Turismo de Galpão, no Acampamento Farroupilha.
 
O patrão contou que a receita está há muitos anos na família e vem de seus parentes que moram em Santa Catarina. “Lá tem muita produção de polvilho, por isso o quitute é tradicional em nossa família”, comentou. A receita fácil foi apresentada passo a passo. 

Enquanto demonstrava, Matos destacou que o óleo não deixa a rosquinha rachar.  Já o polvilho deve ser azedo e acrescentado ao poucos até a massa chegar ao ponto, quando já não gruda na mão ou na superfície onde está sendo feita. “Agora é sovar um pouquinho e fazer as rosquinhas”, avisou o patrão. Para moldar o quitute, Matos contou com a ajuda da participante da atividade, a sommelier Priscila Griebeler. O próximo passo é fritar as rosquinhas em óleo quente. Para acompanhar a comida, Matos demostrou como é preparado o típico café de cambona. 

Priscila, moradora de Canela, aprovou o café da tarde. “A rosquinha é bem levinha, por ser de polvilho, e o café tem um gosto diferenciado”, comentou. A sommelier contou que pretende participar de mais oficinas do Turismo de Galpão e revelou que frequenta as atividades desde 2014.

Receita- Os ingredientes para a rosquinha são: um ovo; duas colheres de açúcar; duas colheres de azeite, polvilho azedo até dar o ponto da massa e uma pitada de sal. Primeiramente, mistura-se o ovo, açúcar, sal e o azeite. Aos poucos adiciona-se o polvilho até dar o ponto da massa. Depois é preciso sovar e fazer as rosquinhas e fritar.
 
Oficinas- As oficinas são diárias e ocorrem até o dia 20. A maioria das atividades é gratuita, e algumas terão intérprete para inglês e espanhol. A programação completa do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info. As inscrições para as oficinas e atividades do Turismo de Galpão devem ser feitas no Espaço de Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. 


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.