Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de novembro de 2016

Semana da Consciência Negra tem abertura nesta segunda


Foto: Joel Vargas/PMPA
A Marcha Zumbi dos Palmares será realizada na sexta-feira, 18
A Marcha Zumbi dos Palmares será realizada na sexta-feira, 18
Começa nesta segunda-feira, 14, e estende-se até o domingo, 20, a 26ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por intermédio da Secretaria Adjunta do Povo Negro e o Conselho Municipal do Negro. A abertura oficial está programada para as 17h, no Largo Zumbi dos Palmares, com a presença de autoridades, representantes da comunidade negra e do jornalista Adroaldo Corrêa, que irá falar sobre a lei que instituiu a semana no município.
Durante toda a segunda-feira, uma extensa programação será desenvolvida no local a partir das 13h, incluindo apresentações artísticas e a exposição de uma feira de afroempreendedores. Também deverão se apresentar o Instituto Cultural Confraria do Charme e convidados, além do Coral do Cecune, às 20h.
Ao longo da semana diversos grupos culturais do município estarão se apresentando  no palco do Largo Zumbi  como o Pagode do Dorinho, Brazil Estrangeiro, Padedê do Samba e Puro Astral, além das escolas de samba Areal do Futuro e Imperatriz Dona Leopoldina. Diversas oficinas serão desenvolvidas no local sobre a temática negra, religiosidade, educação e afroempreendedorismo. Rodas de conversas também serão realizadas durante a semana e duas marchas estão programadas: a do Orgulho Crespo na terça-feira, 15, e a Décima Marcha Estadual Zumbi dos Palmares na sexta-feira, 18.
Segundo a secretária adjunta do Povo Negro, Samanta Nunes, “o tema desta 26ª Semana da Consciência Negra é atualíssimo, foi escolhido pelo coletiva da comunidade e trata  do fortalecimento da Cultura Negra através da educação e do empreendorismo”.


/povo_negro


Texto de: Paulo Ricardo de Moraes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.