Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de novembro de 2016

Ultima semana para inscrições na Escola de Música da Ospa



Ele tem apenas 18 anos, mas com o violino nas mãos demonstra uma habilidade por muitos considerada incomum em jovens da idade dele. Não é pra menos: desde os 12 anos o instrumento faz parte da rotina de Dhouglas Umabel: “Venho de uma família de músicos, mas que atuam mais na música regionalista. Quando surgiu a oportunidade de eu escolher um instrumento para fazer aula, no início da adolescência, queria o teclado. Foi em um projeto social onde tinha muita gente e não sobrou vaga para eu iniciar esse estudo. Tive que optar por outro. Conheci o violino e não parei mais”, relembra.
O projeto social foi a base para que Dhouglas pudesse concorrer a uma vaga na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que recebe músicos entre 8 e 25 anos de idade. “Eu passei por uma audição, uma banca me ouviu tocar e acabei sendo aprovado. Hoje, além de aluno, faço parte da Ospa Jovem”, comemora.

Dhouglas começou tocar violino aos 12 ano de idade. Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

Dhouglas começou tocar violino aos 12 ano de idade. Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini
Até o dia 18 de novembro, crianças e jovens também têm a oportunidade de seguir esse mesmo caminho: estão abertas as inscrições para a Escola de Música da Ospa. São 63 novas vagas. “O procedimento é o mesmo pelo qual passou o Dhouglas, há uma audição para selecionar os melhores. As aulas são ministradas por 17 professores que são músicos da própria Orquestra”, explica o Maestro e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Evandro Matté.
 As inscrições também estão abertas para as aulas de canto coral. É preciso ter entre 12 e 18 anos, mas não são necessários conhecimentos musicais específicos. Para todas as modalidades, o candidato precisa estar comprovadamente matriculado no Ensino Regular ou já ter concluído o Ensino Médio. Os testes, agendados no ato da inscrição, serão realizados até o dia 2 de dezembro de 2016.  As partituras das obras que serão avaliadas estarão disponíveis em breve no site da orquestra. O edital já está em www.ospa.org.br.

As inscrições para a seleção podem ser realizadas até 18 de novembro. As audições ocorrem até o dia 02 de dezembro.

As inscrições para a seleção podem ser realizadas até 18 de novembro. As audições ocorrem até o dia 02 de dezembro.
Esse foi um dos assuntos abordados no “Sala de Cultura” desta sexta-feira (11). O programa apresentado pela jornalista Sabrina Thomazi, na Rádio Piratini, também contou com a presença do Superintendente Administrativo da Ospa, Araquém Idiart. Além da Escola, o trio falou ainda sobre o movimentado ano de 2016 – com sete diferentes Séries para os mais variados perfis de público: “Cada Série tem uma peculiaridade. Por exemplo, na Série Araújo, que acontece no auditório Araújo Vianna, tocamos música pop instrumental. Na Série Didáticos trabalhamos a música clássica para crianças. E na Série Museus, a música é de Câmara. A intenção é atrair pessoas com gostos diferentes e fazê-las se encantar da mesma maneira. Felizmente tem dado certo”, comemora o Maestro.
 A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre atua ainda com outras quatro Séries que se denominam pelos locais onde são realizadas: “Interior”, “UFRGS”, “Igrejas” e “Theatro São Pedro”. Sem falar nas apresentações da Ospa Jovem, formada por alunos da Escola de Música, que toca em lugares ainda mais distintos, como asilos e hospitais.
O Sala de Cultura vai ao ar todas as sextas-feiras, 10h da manhã, na Rádio Piratini. Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

O Sala de Cultura vai ao ar todas as sextas-feiras, 10h da manhã, na Rádio Piratini. Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

O Sala de Cultura é uma produção conjunta das Secretarias de Estado da Cultura e Comunicação. O link para quem deseja ouvir o programa ou fazer download fica disponível em: https://soundcloud.com/governo-rio-grande-do-su/abertas-inscricoes-para-escola-de-musica-da-ospa-sala-de-cultura-1111