Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

3 de julho de 2012

Assinado o Convênio que garante recursos para a Sala Sinfônica da Ospa


A construção da casa própria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre está com 80% dos recursos garantidos. No final da manhã dessa terça-feira (03), no Palácio Piratini, foi assinado o convênio entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado que assegura o repasse da verba, aprovada por emenda parlamentar, para as obras da Sala Sinfônica da Ospa. Somado à contrapartida do estado o total de recursos atinge o valor de R$ 23,8 milhões.
O governador Tarso Genro destacou os projetos em execução no estado, a nova relação com o governo do estado e o papel da cultura em seu projeto de governo. “Este ato decorre dessa nova relação com o Governo Federal. A cultura é integrante de uma visão de desenvolvimento, de um modo de vida e de afirmação de um novo patamar civilizatório e democrático para o nosso estado.”
Secretário Assis Brasil homenageou funcionários da Ospa- Foto: Caco Argemi
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, afirmou que o momento é símbolo do êxito de uma administração estadual, agradeceu e citou todos os envolvidos para que o projeto chegasse a essa etapa, especialmente o desempenho da gestão do presidente da Fundação Dr. Ivo Nesralla. “A Sala Sinfônica representa a culminância da realização de um desejo de mais de meio século. Esta obra ficará como um marco civilizatório no Rio Grande do Sul. Falamos também de um espaço de ensino, que virá oferecer aos jovens o desenvolvimento de suas aptidões. A Sala Sinfônica será nosso distintivo de honra, nosso atestado de povo culto e que ama a paz”. Assis Brasil foi muito aplaudido quando homenageou os músicos e funcionários da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
O ministro da Cultura em exercício, Vitor Ortiz, destacou o significado do empenho do poder público para fazer seus projetos se tornarem realidade. “Não é fácil uma obra como esta, de grande envergadura. Veja-se que houve todo um trabalho anterior, capitaneado pelo doutor Ivo Nesralla e sua equipe, depois pelo secretário Assis Brasil e que culmina agora com estes recursos. Tomar uma atitude de investimento direto dessa forma é muito importante também para mobilizar outros setores que podem também complementar o esforço público. Eu acredito que a partir de agora o empresariado gaúcho vai fazer sua parte de complementação para finalizar as obras”.
Parceria entre governo Estadual e Federal foid estacada- Foto: Caco Argemi
Também participaram do evento o deputado federal Ronaldo Zulke,o diretor artístico da Ospa, o maestro Tiago Flores, a coordenadora da Regional Sul do MinC, Margarete Moraes, a vereadora Sofia Cavedon e Maria Cristina Maciel de Sá, nora de Pablo Komlós, o fundador da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
A cerimônia encerrou com a apresentação de um quarteto de cordas da Ospa.
Andamento da construção da Sala Sinfônica da Ospa
Terminada a primeira fase, o estaqueamento, da construção da Sala Sinfônica da Ospa, a Fundação Cultural Pablo Komlós abriu no dia 22 de junho o Edital Licitação Concorrência 01/2012. O objetivo é contratar empresa especializada em engenharia para execução da segunda fase da obra: os blocos de concreto armado, que serão construídos nas cabeças das estacas, para apoio dos pilares da fundação do prédio do Museu da Música e Teatro da Ospa.
A entrega dos documentos e das propostas de preços das empresas interessadas será no dia 27 de julho, sexta-feira, às 14h, na sede da Fospa (Rua 24 de Outubro, nº 850, conjunto 305 – Porto Alegre-RS).
O edital de abertura da concorrência está disponível para download no site: www.ospa.org.br.
Até 2014 Sala Sinfônica estará finalizada
O Projeto para construção da sede da Ospa deverá contar com Museu da Música, uma Sala de Concertos, salas de ensaios, Escola de Música e sede administrativa. Foi concebido através de Leis de Incentivo à Cultura junto ao Ministério da Cultura, e com esforços somados das empresas patrocinadoras Banrisul, Souza Cruz, Vonpar, Lojas Renner, SulGás, Randon, Celulose Irani e Habitasul, e as apoiadoras STIHL, BarraShopping, Marcopolo, Pactum e CIEE, através da Fundação Cultural Pablo Komlós.
9º Concerto Oficial da Ospa
Na noite dessa terça-feira (03), a partir das 20h30, a orquestra se apresentará no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, com entrada franca. O violinista argentino radicado nos Estados Unidos Alejandro Drago será o convidado especial da noite. A regência do concerto ficará a cargo do maestro uruguaio Federico Garcia Vigil. Serão executadas as obras Tzigane, de Maurice Ravel, Introduction et Rondeau Capriccioso, de Camille Saint-Saëns, e Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky.
Texto: Asscom Sedac
A Sala Sinfônica
O projeto prevê um Museu da Música, salas de concerto e ensaios, escola de música, além da sede administrativa da orquestra. Em 2006 foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.
O terreno onde será instalado o teatro foi cedido pela prefeitura da capital gaúcha e o projeto concebido por meio de Leis de Incentivo à Cultura. Contou, ainda, com esforços da classe empresarial do Estado.
Obras e prazo final
A primeira fase da construção, o estaqueamento, está concluída. No dia 22 de junho, foi lançado o Edital de licitação 0 Nº 01/2012. O objetivo é contratar empresa especializada para a execução da segunda fase da obra: os blocos de concreto armado que serão construídos para apoio dos pilares da fundação do prédio do Museu da Música e Teatro da Ospa.
A entrega dos documentos e das propostas de preços das empresas interessadas será no dia 27 de julho, sexta-feira, às 14h, na sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, nº 850, conjunto 305, Porto Alegre-RS).
A previsão de conclusão da obra é de 18 meses, ou seja, no início de 2014.