Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de julho de 2012

Estúdio Geraldo Flach estimula cultura popular na Capital

Os músicos e artistas populares da Capital contam agora com uma oportunidade gratuita para registrar seu trabalho. Na noite de terça-feira, 3, foi inaugurado o estúdio Geraldo Flach, localizado no Teatro de Câmara Tulio Piva (Rua da República, 575) e que proporcionará a gravação de CDs sem custo para o artista e com infraestrutura de alta qualidade técnica. A cerimônia de inauguração contou com homenagem ao artista que dá nome ao espaço, na presença do prefeito José Fortunati, da primeira-dama Regina Becker, secretários, vereadores e de profissionais do cenário local.

O estúdio, que será administrado pela Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura, é mais um Ponto de Cultura da cidade. O investimento de R$ 300 mil foi viabilizado com financiamento do Ministério da Cultura e com aporte de um terço do valor pela prefeitura. O prefeito reafirmou o compromisso do poder público de incentivar de forma concreta os artistas que estão na periferia. "Temos o dever de compreender a cultura que emana de cada movimento. O estúdio irá abrir portas a artistas populares, para que possam ser reconhecidos", afirmou.

Homenagem - Pianista e compositor, Geraldo Flach, falecido no ano passado, levou o nome de Porto Alegre para as cidades onde se apresentou, no Brasil e no exterior. Na inauguração do estúdio que leva seu nome, teve a obra lembrada em apresentação do instrumentista Cristian Sperandir. Bethânia Flach, filha de Geraldo, falou da emoção da família ao receber a notícia da homenagem. "Relacionar seu nome a um espaço democrático de produção musical nos orgulha", declarou. O prefeito lembrou que o pianista e compositor tinha uma relação muito forte com Porto Alegre. "Geraldo levava o nome da cidade para o mundo, sem perder o olhar para fortelecer a cultura local", frisou Fortunati.

Operação -
De acordo com o secretário da Cultura, Sérgius Gonzaga, na próxima semana deverá ser publicado o edital que selecionará projetos musicais para registro em cd. O material será definido por uma comissão integrada por representantes da comunidade cultural e da secretaria. A localização do equipamento junto a um teatro teve a finalidade de oferecer aos músicos, além da possibilidade de registro em estúdio, a chance de realizar gravações ao vivo, com presença de público, sendo esse seu principal diferencial entre os estúdios do gênero.

Além de dois editais anuais, também será criado pela SMC o selo Hardy Vedana, que se dedicará a gravar cds de personalidades de reconhecida trajetória musical que ainda não tenham registros suficientes de suas obras em cd, assim como relançamento de obras elogiadas que estejam fora de catálogo.




/cultura

Texto de: Bruna Suptitz e Carolina Seeger
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira