Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de julho de 2012

Lançamento do livro A Redenção das Africanidades no Museu Júlio de Castilhos


A turismóloga Roberta Fraga Machado Gomes lança seu livro A Redenção das Africanidades, nesta quarta-feira (11), às 18h, no Museu Júlio de Castilhos. O livro que provém de sua monografia em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresenta um estudo sobre a exclusão de grupos sociais – índios e negros, entre outros – e nos faz (re)conhecer com profundidade aspectos de nosso cotidiano, relacionados à nossa memória coletiva.
Pesquisas pautadas nos problemas de exclusão social têm possibilitado a interpretação dos motivos que fazem com que diversos grupos sociais tenham suas memórias e histórias esquecidas. Como exemplo, bairros negros de Porto Alegre em uma região que já foi chamada de Colônia Africana, localizada em regiões atualmente conhecidas como Cidade Baixa, Bom Fim, Ilhota e Mont Serrat, são berços das comunidades negras remanescentes da libertação dos escravizados, mas estão distantes de nossa memória e, consequentemente, de nossa realidade. Contudo, tal situação tem se alterado na medida em que as pesquisas históricas, e de outras áreas humanas e sociais, nas últimas décadas, têm nos feito relembrar tais significações.
Serviço:
O que: Lançamento do livro As Redenções da Africanidade, de Roberta Fraga Machado Gomes
Quando: 11 de julho (quarta-feira), às 18h
Onde: Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205)
Texto: Asscom Sedac