Uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) fará nascer na cidade uma Incubadora de Negócios da Indústria Criativa. O objetivo é lançar as bases para fazer da capital gaúcha um pólo de atração e desenvolvimento de negócios inovadores. Nos próximos anos, devem estar instaladas no local cerca de 60 empresas, reunindo num só endereço empreendedores que, muitas vezes, acabam saindo da cidade em busca de novas oportunidades. O município está cedendo o espaço que vai abrigar a incubadora na Rua Marcílio Dias, no bairro Azenha, ao passo que a ESPM fará o investimento financeiro e providenciará toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos negócios. (fotos)
Para o prefeito José Fortunati, a incubadora tem perspectivas de se transformar em algo diferenciado para a cidade, com ousadia e inovação. Ele destacou a forma como foi construída, envolvendo diversos órgãos nas discussões e a preocupação da prefeitura com o desejo de moradores pela revitalização do bairro, mantendo suas características principais. “Temos tido uma profunda reflexão sobre as alternativas para a região, com geração de novos empregos, obras de mobilidade urbana e melhorias no comércio. Acreditamos que essa parceria vem ao encontro dessa qualificação, com benefícios para toda a cidade”, disse o prefeito.
O secretário de Indústria e Comércio, Omar Ferri Júnior, também destacou os benefícios que a nova infraestrutura trará para o bairro e para cidade. Segundo ele, a região da Azenha ganhará um espaço diferenciado, pois no local devem ser construídos auditório e espaços para exposições e mostras de arte. A previsão de investimento é de até R$ 3 milhões na primeira fase do projeto, podendo chegar a R$ 10 milhões quando a incubadora estiver operando em capacidade máxima.
O vice-presidente coorporativo da ESPM, Emmanuel Publio Dias, destacou que a iniciativa está de acordo com o compromisso da instituição - que chegou a Porto Alegre há 25 anos - de formar pessoas que possam ajudar no desenvolvimento da cidade, com conhecimento aplicado, inovação e capacidade de gerar novos produtos. Já o diretor-geral da instituição, Richard Sondermann, disse que a indústria criativa gera uma riqueza sustentável e sem fronteiras, anunciando que em 2013 deverão ser lançados os primeiros editais para que qualquer empreendedor possa participar da seleção de projetos.
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Texto de: Angela Brotolotto
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
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