Representantes das centrais sindicais e membros da sociedade civil organizada, integrantes do Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial, foram recebidos na tarde desta quinta-feira, 12, no Paço Municipal. Em reunião com o prefeito José Fortunati, os secretários de Governança, Cezar Busatto, e adjunto da Cultura, Vinicius Brum, foi debatido o projeto para a realização do evento na Capital, em janeiro de 2013. O comitê internacional deve anunciar até setembro a confirmação da sede do fórum. (fotos)
De acordo com os membros do comitê Porto Alegre, uma das propostas é ampliar os núcleos de debates, chegando a 24 “mundos”, com diferentes temas. A data prevista de realização é de 30 de janeiro a 3 de fevereiro do próximo ano. Além das centrais sindicais, estão integrados na organização do projeto movimentos sociais representativos das causas das mulheres, juventude, negros, ética e economia solidária, e o Dieese.
O prefeito reforçou que o município é parceiro das centrais sindicais e dos movimentos sociais no trabalho para consolidar Porto Alegre como sede Fórum Social Mundial. “A cidade é conhecida como capital da democracia participativa, com o fórum como uma de suas marcas”, disse o prefeito, destacando ainda que a prefeitura trabalha na avaliação de um espaço físico para instalação de um memorial da democracia participativa, para democratizar informações e documentos do Fórum e do Orçamento Participativo, entre outras iniciativas.
Durante a Rio+20, o comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial apresentou a candidatura de Porto Alegre como sede permanente do FSM. O ato ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, durante as programações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Porto Alegre sediou quatro edições mundiais (2001, 2002, 2003 e 2005) e duas versões do Fórum Social Temático (2010 e 2012).
/forumsocial
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.