Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de fevereiro de 2012

Abertas inscrições para o Programa Mercosul Audiovisual

Mercosul Audiovisual
Mercosul Audiovisual
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) irá selecionar 30 salas brasileiras de cinema digital para concorrer à licitação internacional no âmbito do eixo 3 do Programa MERCOSUL Audiovisual – Redes de Salas Digitais (RSD). Dentre a lista definida pela SAv, uma equipe técnica do projeto irá escolher 10 salas para compor a rede. Ao todo serão selecionados 30 espaços: 10 da Argentina, 10 do Brasil, 5 do Paraguai e 5 do Uruguai.
Os interessados em inscrever salas de cinema no processo de seleção deverão encaminhar o formulário preenchido, até o dia 24 de fevereiro, para o e-mailsav.internacional@cultura.gov.br. O objetivo da Secretaria do Audiovisual é identificar, mapear e diagnosticar um conjunto de salas de cinema com vocação cultural que tenha funcionamento sustentável.
Vantagens de fazer parte da RSD:
- Não é necessário ter muita expertise.
- Não requer pagamento de licenças para funcionamento.
- Sala conectada em rede usando internet em acesso remoto, simplificando o trabalho da equipe da cabine de projeção.
- Os conteúdos vão chegar via internet, em definição full HD, diretamente ao servidor digital de playout e – estarão criptografados a fim de evitar pirataria.
- Sistema apto para conteúdos alternativos como recitais, eventos, entre outros.
- Garantia de conteúdo para o ano todo.
- Ideal para educação à distância, oficinas de capacitação, conferências internacionais, etc.
- Estreia simultânea em todas as salas que fazem parte da rede.
- Tecnologia preparada para recepção por satélite.
- Catálogo online atualizado constantemente e notificações via e-mail das novidades.
Requisitos técnicos para seleção das salas:
- Mínimo de 64 assentos fixos.
- Projetor com qualidade Full HD e resolução mínima de 1920×1080 pixels. O projetor não precisa ser de uso exclusivo da sala.
- Player Digital (Playout Server).
- Espaço isolado do público (cabine de projeção) para instalar o sistema de projeção, de som e computador (server de playout), que deverá estar refrigerado entre 16 e 21° Celsius.
- Sistema de som 5.1.
- Rede elétrica estabilizada.
- Conexão a Internet com banda larga, como mínimo.
Clique aqui para ter acesso a informações detalhadas sobre as condições para participação e a lista de vantagens de inclusão na Rede de Salas Digitais.
Programa MERCOSUL Audiovisual
Criado por meio de acordo firmado entre o MERCOSUL e a União Europeia para beneficiar os quatro países-membro do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). O objetivo é que os cidadãos tenham mais acesso aos conteúdos audiovisuais produzidos na região, através de uma série de ações coordenadas para promovera complementaridade das indústrias cinematográficas, facilitar a circulação inter-regional e ampliar a capacidade técnica.
O programa visa à criação da Redes de Salas Digitais (RSD), além de realizar estudos comparativos sobre a legislação e a cadeia de valor do setor audiovisual nos países do bloco. O Programa MERCOSUL Audiovisual atua também na preservação, restauração, digitalização e divulgação do patrimônio audiovisual do MERCOSUL.