Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de fevereiro de 2012

Arquiteto uruguaio visita Porto Seco para avaliar sambódromo

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Avaliação apoiará finalização do projeto de infraestrutura permanente

Avaliação apoiará finalização do projeto de infraestrutura permanente
Foto: Luciano Lanes / PMPA
Na noite das campeãs, prefeito e primeira-dama desfilaram no bloco da Saúde


Na noite das campeãs, prefeito e primeira-dama desfilaram no bloco da Saúde 

Na noite em que o Porto Seco reuniu foliões e escolas de samba para o desfile das campeãs, o prefeito José Fortunati recebeu o arquiteto uruguaio Raul Macadar, que assina o projeto do complexo criado em 2003. A visita às instalações do sambódromo serviu para avaliar as adaptações necessárias para a construção da infraestrutura permanente, determinada nesta semana pelo prefeito após a avaliação do Carnaval 2012.

Radicado em Porto Alegre há 35 anos, Macadar apoiará os estudos para a retomada do projeto, que será dividido em módulos para sua construção. "Vamos trabalhar em conjunto com a prefeitura e os carnavalescos para ajustar o projeto à atual realidade do Carnaval de Porto Alegre, para executar uma estrutura confortável, segura e que permita vislumbrar a ocupação do espaço além do período dos desfiles", afirmou o arquiteto.

No Porto Seco para acompanhar a apresentação das escolas vencedoras, Fortunati enfatizou que o objetivo da prefeitura é começar a instalação no segundo semestre deste ano. "O nosso sonho é que o Porto Seco tenha vida o ano todo", afirmou. Conforme Fortunati, a estrutura permanente dará condições de sustentabilidade ao Carnaval de Porto Alegre. "Além das instalações adequadas para receber os dias de festa, o sambódromo agregará serviços públicos ao complexo que permitirão atrair eventos e atividades culturais para a população ao longo de todo o ano", ponderou o prefeito, apontando a futura instalação de escola, atendimento de saúde e posto policial no complexo.

A primeira etapa da construção, que poderá começar pelas arquibancadas, será realizada com recursos municipais. A partir da determinação do prefeito, a equipe técnica trabalha na elaboração do cronograma da execução do projeto. Entre as próximas etapas está a elaboração dos estudos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico e o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios - PPCI).

Parceria com escolas - A prefeitura trabalha em parceria com as escolas de samba para agregar à proposta o conhecimento adquirido pelos profissionais das escolas da Capital. A equipe do município e representantes da Associação das Entidades Carnavalescas (Aecpars) foram buscar no Carnaval do Rio de Janeiro experiências para incorporar ao sambódromo de Porto Alegre. Entre as melhorias já incorporadas estão a colocação de frisas e a ampliação do número de camarotes.

O presidente da Aecpars, Antônio Ademir de Moraes (Urso), o diálogo é fundamental para construir um sambódromo adequado às necessidades e ao potencial do Carnaval de Porto Alegre. "Já estamos todos de parabéns por esse belo Carnaval. E temos a melhor expectativa para 2013, porque a prefeitura tem a consciência da importância de ouvir os carnavalescos nesse projeto do sambódromo permanente. É uma parceria real", disse Moraes.

Desfile das Campeãs - As seis primeiras coleocadas do Grupo Especial voltaram à avenida, que teve ainda a apresentação das escolas vencedoras do Grupo Intermediário A e Acesso e das Tribos. Na ordem crescente de acordo com a classificação, desfilaram a tribo Os Guaianases e as escolas Unidos de Guajuviras, Academia de Samba Praiana, União da Vila do IAPI, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz D. Leopoldina, Império da Zona Norte, Imperadores do Samba e a grande campeã Estado Maior da Restinga, que encerrou a festa.

O prefeito e aprimeira-dama Regina Becker desfilaram com o bloco de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ao som do jingle "O melhor da vida é ter saúde", o grupo divulgou com animação dicas de saúde para o público. Ao longo da noite, o camarote oficial da prefeitura recebeu a visita de autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, do deputado federal Danrlei, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais e carnavalescos.