Na noite em que o Porto Seco reuniu foliões e escolas de samba para o desfile das campeãs, o prefeito José Fortunati recebeu o arquiteto uruguaio Raul Macadar, que assina o projeto do complexo criado em 2003. A visita às instalações do sambódromo serviu para avaliar as adaptações necessárias para a construção da infraestrutura permanente, determinada nesta semana pelo prefeito após a avaliação do Carnaval 2012.
Radicado em Porto Alegre há 35 anos, Macadar apoiará os estudos para a retomada do projeto, que será dividido em módulos para sua construção. "Vamos trabalhar em conjunto com a prefeitura e os carnavalescos para ajustar o projeto à atual realidade do Carnaval de Porto Alegre, para executar uma estrutura confortável, segura e que permita vislumbrar a ocupação do espaço além do período dos desfiles", afirmou o arquiteto.
No Porto Seco para acompanhar a apresentação das escolas vencedoras, Fortunati enfatizou que o objetivo da prefeitura é começar a instalação no segundo semestre deste ano. "O nosso sonho é que o Porto Seco tenha vida o ano todo", afirmou. Conforme Fortunati, a estrutura permanente dará condições de sustentabilidade ao Carnaval de Porto Alegre. "Além das instalações adequadas para receber os dias de festa, o sambódromo agregará serviços públicos ao complexo que permitirão atrair eventos e atividades culturais para a população ao longo de todo o ano", ponderou o prefeito, apontando a futura instalação de escola, atendimento de saúde e posto policial no complexo.
A primeira etapa da construção, que poderá começar pelas arquibancadas, será realizada com recursos municipais. A partir da determinação do prefeito, a equipe técnica trabalha na elaboração do cronograma da execução do projeto. Entre as próximas etapas está a elaboração dos estudos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico e o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios - PPCI).
Parceria com escolas - A prefeitura trabalha em parceria com as escolas de samba para agregar à proposta o conhecimento adquirido pelos profissionais das escolas da Capital. A equipe do município e representantes da Associação das Entidades Carnavalescas (Aecpars) foram buscar no Carnaval do Rio de Janeiro experiências para incorporar ao sambódromo de Porto Alegre. Entre as melhorias já incorporadas estão a colocação de frisas e a ampliação do número de camarotes.
O presidente da Aecpars, Antônio Ademir de Moraes (Urso), o diálogo é fundamental para construir um sambódromo adequado às necessidades e ao potencial do Carnaval de Porto Alegre. "Já estamos todos de parabéns por esse belo Carnaval. E temos a melhor expectativa para 2013, porque a prefeitura tem a consciência da importância de ouvir os carnavalescos nesse projeto do sambódromo permanente. É uma parceria real", disse Moraes.
Desfile das Campeãs - As seis primeiras coleocadas do Grupo Especial voltaram à avenida, que teve ainda a apresentação das escolas vencedoras do Grupo Intermediário A e Acesso e das Tribos. Na ordem crescente de acordo com a classificação, desfilaram a tribo Os Guaianases e as escolas Unidos de Guajuviras, Academia de Samba Praiana, União da Vila do IAPI, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz D. Leopoldina, Império da Zona Norte, Imperadores do Samba e a grande campeã Estado Maior da Restinga, que encerrou a festa.
O prefeito e aprimeira-dama Regina Becker desfilaram com o bloco de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ao som do jingle "O melhor da vida é ter saúde", o grupo divulgou com animação dicas de saúde para o público. Ao longo da noite, o camarote oficial da prefeitura recebeu a visita de autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, do deputado federal Danrlei, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais e carnavalescos.