Primeira escola a entrar na avenida, a Unidos de Guajuviras trouxe o tema do jogo, seja como esporte, competição ou divertimento. A entidade de Canoas, que estava fora da disputa em Porto Alegre desde 2008, cantou o samba-enredo “O jogo vai começar, sou mais Guajuviras”. Em seguida foi a vez dos Filhos da Candinha, que contou a lenda de Maria Mulambo e, partir daí, prestou homenagem a todas as mulheres.
Terceira escola a desfilar, a Associação Comunitária Copacabana reverenciou todos os domingos, seja ele de Páscoa, de Carnaval, de Fórmula 1, de descanso. Logo após, entrou na passarela a Unidos do Capão, de Sapucaia do Sul, com o tema “O Tigre guerreiro chegou para contar que Amazônia devemos preservar”.
O carvão foi o enredo da União da Tinga, que contou a história deste minério e relembrou um pouco história da capital ao destacar a Usina do Gasômetro. Sexta escola a entrar na avenida, a Apito de Ouro, de Tapes, prestou uma homenagem ao Vale dos Sinos, descrevendo sua história e as festas capilés.
Três vezes campeã do Grupo Especial, os Acadêmicos da Orgia encerrou o Carnaval 2012, num desfile que prestou homenagem aos orixás e a cultura religiosa de matriz africana cultuada no Rio Grande do Sul.
Apuração – Logo mais, a partir das 14 horas, Porto Alegre conhecerá suas campeãs. A apuração acontecerá no Porto Seco e a revelação dos votos seguirá a seguinte ordem: Acesso, Intermediário A e Grupo Especial.