Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de fevereiro de 2012

Noite de desfile das escolas do Grupo de Acesso

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Desfile Acadêmicos da Orgia encerrou o Carnaval 2012
Desfile Acadêmicos da Orgia encerrou o Carnaval 2012
A última noite do Carnaval de Porto Alegre 2012 esteve reservada às escolas que lutam por uma vaga no grupo Intermediário A. Ao todo sete entidades de Canoas, Sapucaia do Sul, Tapes e da capital desfilaram no Porto Seco. Antes do Grupo de Acesso houve a participação da tribo Guaianases.

Primeira escola a entrar na avenida, a Unidos de Guajuviras trouxe o tema do jogo, seja como esporte, competição ou divertimento. A entidade de Canoas, que estava fora da disputa em Porto Alegre desde 2008, cantou o samba-enredo “O jogo vai começar, sou mais Guajuviras”. Em seguida foi a vez dos Filhos da Candinha, que contou a lenda de Maria Mulambo e, partir daí, prestou homenagem a todas as mulheres.

Terceira escola a desfilar, a Associação Comunitária Copacabana reverenciou todos os domingos, seja ele de Páscoa, de Carnaval, de Fórmula 1, de descanso. Logo após, entrou na passarela a Unidos do Capão, de Sapucaia do Sul, com o tema “O Tigre guerreiro chegou para contar que Amazônia devemos preservar”.

O carvão foi o enredo da União da Tinga, que contou a história deste minério e relembrou um pouco história da capital ao destacar a Usina do Gasômetro. Sexta escola a entrar na avenida, a Apito de Ouro, de Tapes, prestou uma homenagem ao Vale dos Sinos, descrevendo sua história e as festas capilés.

Três vezes campeã do Grupo Especial, os Acadêmicos da Orgia encerrou o Carnaval 2012, num desfile que prestou homenagem aos orixás e a cultura religiosa de matriz africana cultuada no Rio Grande do Sul.

Apuração – Logo mais, a partir das 14 horas, Porto Alegre conhecerá suas campeãs. A apuração acontecerá no Porto Seco e a revelação dos votos seguirá a seguinte ordem: Acesso, Intermediário A e Grupo Especial.