Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de fevereiro de 2012

Jaime Lerner vem a Porto Alegre apresentar o projeto para Orla

Foto: Divulgação/PMPA
Trecho da Orla será transformado em espaço de lazer e convivência
Trecho da Orla será transformado em espaço de lazer e convivência
Entregar a proposta com diretrizes do projeto e iniciar a liberação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para revitalização da Orla do Guaíba. Este é o objetivo da reunião que acontece nesta quarta-feira, 15, com a presença do arquiteto Jaime Lerner. O prefeito José Fortunati e os secretários municipais de pastas envolvidas com o tema, além dos técnicos que integram a Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), participam do encontro às 15h, na Siqueira Campos, 1300, 14º andar.

Lerner irá explicar a ideia e mostrar o esboço do projeto, que transformará o trecho da Orla, próximo à Usina do Gasômetro, em espaço de lazer e convivência. O projeto de revitalização faz parte do programa Cidade Integrada, uma das ações estratégicas da prefeitura. Em 30 de janeiro, Fortunati esteve em Curitiba, quando conheceu a ideia inicial para os primeiros 1,5 mil metros, a partir do Gasômetro.

A revitalização será até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros. A expectativa é que o primeiro trecho esteja concluído até o final do ano. A proposta inclui o desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações criadas pelos projetistas.

No encontro com Lerner, em Curitiba, Fortunati revelou-se satisfeito com a apresentação das propostas. "O projeto é surpreendente, irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela orla com muita qualidade. Os porto-alegrenses terão um local extremamente atrativo". Na ocasião, o arquiteto Jaime Lerner disse que "nossa proposta é os passeios em nada interromperem a vista para o lago, porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o pôr-do-sol no Guaíba".

Esporte, lazer e entretenimento
- O secretário de Assuntos Especiais da prefeitura, Edemar Tutikian, acrescenta que a ideia de revitalização da orla "é uma grande ação da prefeitura, uma concepção pensada, cuja elaboração dos projetos executivos começa imediatamente após o EVU feito pela Cauge, que também poderá sugerir algumas diretrizes".

"A orla do Guaíba terá o que o porto-alegrense imagina e quer para os momentos de lazer, apreciando o lago e o pôr-do-sol", define Tutikian. Haverá áreas de esporte com canchas e vestiários. Será um espaço futuro para o futebol de várzea, dará oportunidade às pessoas de qualquer idade ou gosto praticarem exercícios físicos, terá quiosques para bebidas e lanches, limpeza, ambientes organizados, segurança, trilhas para passeios, o necessário mobiliário urbano e projetos de paisagismo. "A revitalização deve destacar-se pela simplicidade. A ideia é fazer da orla um local em que as pessoas sintam-se bem", conclui Tutikian.


Texto de: Paulo Cardone e Paula Aguiar
Edição de: Caco Belmonte