Foto: Ivo Gonçalves/Arquivo PMPA
Porto Alegre e outras 19 cidades foram contempladas no projeto
Porto Alegre é uma das cidades do país contempladas pelo Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura, que será apresentado durante o 1º Seminário de Integração e Alinhamento Técnico, em Brasília. O encontro, que acontece entre quarta-feira, 29, e sexta-feira, 2, é organizado pela Universidade Federal da Bahia em parceria com o MinC.
Além de Porto Alegre, que assinou adesão em 22 de junho de 2011, durante o 18º Forum dos Dirigentes Municipais, outras 19 cidades foram contempladas no projeto:
Capitais (12) - Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA) e Vitória (ES);
Municípios de Regiões Metropolitanas (8) - Betim (MG), Joinville (SC), Laranjeiras (SE), Olinda (PE), Sabará (MG), Santa Luzia (MG), São Caetano do Sul (SP) e São Leopoldo (RS).
Projeto
Financiado pelo Ministério da Cultura e apoiado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Cidades de Regiões Metropolitanas (segundo determinação que ocorreu no último encontro, em novembro de 2011), o Projeto faz parte do Programa de Fortalecimento Institucional para a Implementação de Sistemas de Cultura, desenvolvido pela Secretaria de Articulação Institucional do MinC.
Assistência Técnica
Para Porto Alegre, foram selecionados as consultoras técnicas Laura Lautert - Coordenadora Técnica Executiva Municipal e Izabel Laryan, Analista Técnica para Porto Alegre.
Atribuições
Entre as atribuições da coordenadora, Laura Lautert, estarão as seguintes tarefas:
- Coordenação do Núcleo Executivo Municipal, supervisão, avaliação, mediação, capacitação e assistência técnica a equipes locais;
- Revisão dos produtos gerados e alinhamento ao Plano Nacional de Cultura;
- Geração de relatórios, planilhas e pareceres técnicos;
- Participação nas reuniões e encontros de trabalho das equipes locais.
À Analista Técnica em Políticas Culturais e Gestão da Cultura, Izabel Laryan, caberá:
- Realização de pesquisas envolvendo as políticas e o mapeamento da realidade cultura do município;
- Levantamento, organização e sistematização das informações para o plano;
- Assistência e acompanhamento de produção das equipes locais;
- Geração de relatórios, planilhas e pareceres técnicos.
Integra a equipe, ainda, o Analista Técnico para a cidade de São Leopoldo, Nelson Peres Garcia Júnior.
Texto de: Marcel Goulart
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira