Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de fevereiro de 2012

Esporte Dá Samba abre a segunda noite de Carnaval

Foto: Foto: Fredy Vieira/PMPA
Escola entrará na avenida com 3,8 mil integrantes
Escola entrará na avenida com 3,8 mil integrantes
A escola mirim Esporte Dá Samba, da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), com apoio da Carris, Procempa, Agafarma, Sinduscom e Sindilojas, abrirá a segunda noite de desfiles do Carnaval 2012, neste sábado, 18, a partir das 20h30.

A escola, uma parceria da SME com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), vai para a pista Carlos Alberto Barcelos, o Roxo, com cerca de 3,8 mil crianças de todas as regiões da cidade, entre elas cerca de 850 integrantes do programa Escola Aberta da Smed, levando à avenida o tema "Dançar faz bem à saúde". O samba-enredo foi composto por Cláudia Quadros e Anderson Ramires.

Essa ação da SME e Smed não reúne as crianças apenas para os desfiles. Desde a metade do ano ocorrem as oficinas e, aos sábados, as crianças da Esporte Dá Samba, de forma itinerante, participam dos ensaios em uma quadra de escola próxima das comunidades. No primeiro desfile, em 2006, participaram 2,8 mil crianças. Em 2007 aumentou para 3 mil. No ano seguinte, 3,2 mil crianças alegraram a avenida. Em 2008, a quantidade aumentou para 3,8 mil e, em 2010, chegou a quase 4 mil, número que se repetiu no ano passado. As crianças são transportadas até o Porto Seco pela Carris, ATP e ATL.

A ginasta porto-alegrense Daiane dos Santos, primeira brasileira campeã mundial nessa modalidade, desfila como madrinha da Escola, como sempre, desde o primeiro desfile da Esporte Dá Samba, em 2005.

Esporte Dá Samba - A escola de samba mirim Esporte Dá Samba foi fundada em 2005 pelo então Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz . A escola tem o propósito de desenvolver e manter uma escola de samba formada por crianças de cerca de 70 comunidades envolvidas nos projetos sociais da SME. Crianças com deficiência também integram sua bateria. Esse programa promove a inclusão social pelo esporte e pela cultura, com o objetivo de uma integração maior com o Carnaval da Capital.

Confira a letra do samba-enredo:

“Sambar, dançar brincar.
Exaltar a nossa juventude
Se o samba é um modo de vida
Sambar faz bem a saúde

Samba inspiração divina
Que me faz feliz
Corpo mente e alma saudável
Resultado do amor que recebi
Exemplos de amor ao meu corpo
E a mãe terra que tudo nos dá
É a celebração da vida
Tudo isso me leva a cantar (cantar e sambar)

Sambar, dançar brincar.
Exaltar a nossa juventude
Se o samba pe um modo de vida
Sambar faz bem a saúde

Chegam seres saudáveis
A exemplo de anjos querubins
Que em suas fontes sagradas
Jorravam lições de saúde e juventude.
Ensinando a magia da vida, saúde perfeita.
Respeitando a terra a água e o ar
Pra celebrar que rufem os tambores
De todas as raças e cores
Com a esporte dá samba vamos todos sambar
(Sambar e cantar)

Sambar, dançar brincar.
Exaltar a nossa juventude
Se o samba é um modo de vida
Sambar faz bem a saúde.”


Clique aqui para ouvir o samba-enredo



Texto de: Alfredo Possas
Edição de: Caco Belmonte