Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de fevereiro de 2012

PAIXÃO CÔRTES SERÁ TEMA DE DESFILE



A escola de samba Tradição, de Santana do Livramento, cidade gaúcha que faz fronteira com o Uruguai, terá como enredo neste carnaval de 2012: "A Tradição Canta e Dança do Paixão", que irá abordar a vida do ícone do tradicionalismo do Rio Grande do Sul, Paixão Côrtes, talvez o maior difusor da cultura gaúcha.

João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes normatizou o tradicionalismo, fundou o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas), pesquisou as danças típicas do Estado, compôs e cantou a cultura gaúcha, foi patrono da Feira do Livro em Porto Alegre e virou estátua do laçador, entre outras coisas. Na sua adolescência comandava um bloco carnvalesco denominado "Canela de Zebu".

Aos 84 anos, Paixão Côrtes vai receber do povo do samba uma homenagem como o maior folclorista do Brasil que nasceu em Santana do Livramento e estará na sua terra natal para desfilar com a azul e rosa da Praça da Estação.