Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de fevereiro de 2012

Anteprojeto da orla do Guaíba entra em estudo de viabilidade


Foto: Divulgação/PMPA

Nova orla vai destacar-se pela simplicidade e criar sensação de bem estar
O pedido de estudo de viabilidade urbana (EVU) para o projeto de revitalização da orla do Guaíba será protocolado amanhã, 15, na Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) pela Jaime Lerner Arquitetos Associados, empresa de Curitiba contratada pela prefeitura para elaborar os projetos executivos da orla. Às 15h desta quarta-feira, no auditório da Secretaria Municipal da Administração (SMA – Siqueira Campos, 1300, 14º andar), Lerner apresentará o anteprojeto ao prefeito José Fortunati e aos secretários integrantes da Cauge. A comissão tem representantes de oito secretarias e departamentos da prefeitura, mais um do Gabinete do Prefeito e um da Procuradoria Geral do Município.
O projeto de revitalização da orla do Guaíba faz parte do programa Cidade Integrada, uma das ações estratégicas da prefeitura. Em 30 de janeiro, Fortunati esteve em Curitiba, quando conheceu a ideia inicial para os primeiros 1.500 metros, a partir do Gasômetro. A revitalização será até a foz do arroio Cavalhada na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros de margem do lago Guaíba.
A expectativa é que a revitalização do primeiro trecho esteja concluída até o final do ano. A proposta inclui o desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações criadas pelos projetistas.

No encontro com Lerner, em Curitiba, Fortunati revelou-se satisfeito com a apresentação das propostas. Afirmou que "o projeto é surpreendente, irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela orla com muita qualidade. Os porto-alegrenses irão ter um local extremamente atrativo". Na ocasião, o arquiteto Jaime Lerner disse que "nossa proposta é os passeios em nada interromperem a vista para o lago, porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o pôr-do-sol no Guaíba".

Espaço para sentir-se bem - O secretário de Assuntos Especiais da prefeitura, Edemar Tutikian, acrescenta que a ideia de revitalização da orla "é uma grande ação da prefeitura, uma concepção pensada, cuja elaboração dos projetos executivos começa imediatamente após o EVU feito pela Cauge, que também poderá sugerir algumas diretrizes". A apresentação de amanhã, 15, pelo arquiteto Jaime Lerner, é de um esboço do projeto.
"A orla do Guaíba terá o que o porto-alegrense imagina e quer que ela tenha para ali poder passar momentos de lazer, apreciando o lago, a vista, o pôr-do-sol", define Tutikian. Haverá áreas de esporte com canchas, vestiários, será um espaço futuro para o futebol de várzea, dará oportunidade às pessoas de qualquer idade ou gosto praticarem exercícios físicos, terá quiosques para bebidas e lanches, limpeza, ambientes organizados, segurança, trilhas para passeios, o necessário mobiliário urbano e projetos de paisagismo. "A revitalização deve destacar-se pela simplicidade. A ideia é fazer da orla um local em que as pessoas sintam-se bem", conclui Tutikian.

Texto de: Paulo Cardone
Edição de: Caco Belmonte