Primeira etapa compreende 1,5 mil metros, a partir do Gasômetro
Para Fortunati, o projeto contempla o uso da Orla pela população, proporcionando utilização diurna e noturna. "Hoje, após o pôr-do-sol, as pessoas acabam saindo da orla. Com a revitalização, poderemos desfrutar das quadras de esportes e do parque em qualquer horário", afirmou o prefeito.
A esboço apresentado traz diretrizes do projeto e serve para iniciar a liberação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla, que compreende 1,5 mil metros a partir da Usina do Gasômetro. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para executar a iniciativa até o final deste semestre. A revitalização total será até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros de margem do lago Guaíba.
De acordo com o arquiteto, a proposta é fazer uma revitalização que tenha baixo custo de manutenção e poucos elementos que bloqueiem a vista para o Guaíba. "Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima e as pessoas da água e fortalece a ideia de um parque no local", enfatizou Lerner.
Entre as novidades apresentadas está a utilização do relevo natural para uma arquibancada com vista para o Guaíba. O piso de concreto receberá bolas de gude que, em contraste com a iluminação inclinada, darão um efeito que o arquiteto classificou como "chão de estrelas". A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual.
Veja imagens que ilustram como será o projeto
Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Caco Belmonte
Edição de: Caco Belmonte