Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de fevereiro de 2012

Projeto de revitalização prevê amplo uso da Orla do Guaíba

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Primeira etapa compreende 1,5 mil metros, a partir do Gasômetro
Primeira etapa compreende 1,5 mil metros, a partir do Gasômetro
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Projeto de ecoarquitetura fortalece a ideia de um parque no local

Projeto de ecoarquitetura fortalece a ideia de um parque no local
Um espaço qualificado, que aproxima a cidade do Guaíba e possibilita o uso da Orla durante as 24 horas do dia. Esta é a proposta do projeto apresentado na tarde desta quarta-feira, 15, pelo arquiteto Jaime Lerner. Durante a reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), que teve a participação do prefeito José Fortunati e de secretários, Lerner detalhou a proposta que reúne espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública. (fotos)
Para Fortunati, o projeto contempla o uso da Orla pela população, proporcionando utilização diurna e noturna. "Hoje, após o pôr-do-sol, as pessoas acabam saindo da orla. Com a revitalização, poderemos desfrutar das quadras de esportes e do parque em qualquer horário", afirmou o prefeito.
A esboço apresentado traz diretrizes do projeto e serve para iniciar a liberação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla, que compreende 1,5 mil metros a partir da Usina do Gasômetro. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para executar a iniciativa até o final deste semestre. A revitalização total será até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros de margem do lago Guaíba.
De acordo com o arquiteto, a proposta é fazer uma revitalização que tenha baixo custo de manutenção e poucos elementos que bloqueiem a vista para o Guaíba. "Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima e as pessoas da água e fortalece a ideia de um parque no local", enfatizou Lerner.
Entre as novidades apresentadas está a utilização do relevo natural para uma arquibancada com vista para o Guaíba. O piso de concreto receberá bolas de gude que, em contraste com a iluminação inclinada, darão um efeito que o arquiteto classificou como "chão de estrelas". A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual.

Veja imagens que ilustram como será o projeto



Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Caco Belmonte