Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de fevereiro de 2012

Império da Zona Norte: contra-ataque do bem na avenida

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Escola levantou o público no Porto Seco
Escola levantou o público no Porto Seco
A luta entre o bem e o mal serviu de base para o desfile da Império da Zona Norte, que trouxe para a avenida o enredo “O Império contra-ataca”, numa alusão à resposta do bem a todas as maldades do mundo. Ao todo, 22 alas e cinco alegorias acompanharam o samba-enredo que pregou a “missão de educar o povo” como forma de viver um mundo melhor. (fotos)
Para o presidente a entidade, Marco Castilhos de Moraes, a ideia desenvolvida pelo carnavalesco Renato Lage incentiva o público a pensar que a prática do bem é uma forma simples de vencer o mal. “Toda montagem da escola, dos figurinos aos carros, é fruto de um trabalho conjunto e positivo da comunidade, um trabalho do bem, um trabalho competente”, explica Moraes, confiante que em 2012 a Império da Zona Norte conquiste seu terceiro título do Grupo Especial.

Para deixar para trás e esquecer o vice-campeonato do ano passado (terceiro em cinco anos), a Império entrou na avenida com mais de dois mil componentes. Amarelo, branco e prata, cores da escola, marcaram presença no carro abre-alas, simbolizando a nave imperial dos guerreiros da paz. Em seguida, o carro Império do Mal apresentou tons escuros e sombrios, e alas que evocaram o poder das trevas. Os carnavalescos também buscaram trazer para o desfile o simbolismo do conhecimento, através de livros, como forma de vencer a ignorância. “Este desfile foi o resultado de um ano de lutas, planejamentos e conquistas, que tem tudo para ser vencedor”, Renato Lage.

História da Escola - A Império da Zona Norte foi fundada em 20 de março de 1975, e venceu duas vezes no Grupo Especial, em 1982 e 2008. Após vencer o carnaval de 1982, a escola acabou passando por maus momentos no final da década de 1990. Após conseguir se restabelecer e subir para o grupo especial novamente, em 2005, o Império foi vice-campeã em 2006 e 2007.
"O Império Contra-Ataca"

Autores: Tapajara Ortiz e Wilson da Silva
Intérprete: Sandro Ferraz

Vem meu império do espaço sideral
Mostrar na avenida que o bem venceu o mal
Milhões de estrelas a iluminar este chão
Da zona norte veio a revolução
Guerreiros imperiais
Vão em busca de seus ideais
Forjados na força e na fé
Erguem o seu estandarte
Adornado por leões alados
Símbolo da forca e do poder
Combatendo os males do mundo
Imperiano vai à luta pra vencer
Eu tenho a missão de educar o povo
Combater a fome a pobreza
Cuidar do corpo e da alma a mente purificar
Preservar a natureza
Chega de desigualdade
Vamos transformar o cidadão
Crianças são a esperança
O futuro da nação
No contra-ataque final
Pra virar o jogo do bem contra o mal
É o amor à arte que me faz lutar
Pra me tornar um vencedor
Neste carnaval



Texto de: Gustavo Ferenci
Edição de: Caco Belmonte