Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de fevereiro de 2012

Estado Maior da Restinga é bicampeã do Carnaval

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Povo da Restinga festeja o bicampeonato Povo da Restinga festeja o bicampeonato
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Fortunati cumprimenta o presidente da E. M. da Restinga, Robson Machado Fortunati cumprimenta o presidente da E. M. da Restinga, Robson Machado
Sob a forte chuva que ocorreu na Capital na tarde desta terça-feira, 21, centenas de torcedores e integrantes das escolas de samba da Capital e da Região Metropolitana acompanharam no Complexo Cultural do Porto Seco a apuração dos resultados do Carnaval 2012. Com base em oito quesitos, a avaliação do júri oficial definiu a agremiação Estado Maior da Restinga como campeã do Grupo Especial, pelo segundo ano consecutivo. A escola Protegidos de Vila Isabel, de Novo Hamburgo, foi rebaixada para o Grupo Intermediário A.

A grande vencedora do Carnaval 2012 apresentou na avenida o enredo "Da mitologia à realidade: a Tinga de taça na Mão! Vinhos do Brasil, sinônimos de qualidade, prazer e prosperidade". O segundo lugar do Grupo Especial ficou com a Imperadores do Samba, que homenageou o senador Paulo Paim, seguida da Império da Zona Norte, no terceiro lugar, com o tema "O Império contra-ataca".

Acompanhando a apuração no Porto Seco, o prefeito José Fortunati exaltou a qualidade do trabalho das escolas e comunidades, aliada aos investimentos na infraestrutura para o evento, como chave para a qualificação crescente do Carnaval de Porto Alegre. "A atuação conjunta da prefeitura e das escolas de samba foi decisiva para a realização desse belo Carnaval, rico em criatividade e execução, e com uma infraestrutura que garantiu conforto e segurança para a população que veio festejar no Porto Seco", avaliou o prefeito.

Grupos A e acesso - Após um ano do rebaixamento, a Academia de Samba Praiana voltará ao Grupo Especial no Carnaval 2013 com a conquista do título do Grupo Intermediário A. A agremiação venceu com o enredo "Do paraíso aos pecados capitais, a Praiana mostra a sua ira". No Grupo de Acesso, a vencedora foi a Unidos do Guajuviras, que no próximo ano participa do Grupo A. A categoria de tribos foi vencida pelos Guaianazes.

Na noite do sábado, 25, o desfile das campeãs reunirá as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial e as campeãs dos grupos Intermediário A e Acesso e das tribos, no Complexo Cultural do Porto Seco. O Carnaval de Porto Alegre é uma realização da prefeitura em parceria com a Associação das Escolas de Samba de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars).


Samba Enredo da Restinga em 2012, interpretado por Wander Pires:

"Da mitologia à realidade, a Tinga de Taça na Mão! — Vinhos do Brasil: sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!"

Faz bem pra alma e pro coração
Deixa o meu samba te embriagar
Um sentimento sem moderação
Eu sou RESTINGA

Mania de erguer a taça

É o Cisne
O meu orgulho e meu maior prazer
Tingiu sua história de amor e de raça
Brindando vitórias, o povo se abraça
Em linda comunhão
É festa, luta em louvação
É o vinho, mitologia, caminho, filho de Zeus
Divinos cachos, passos, baco em taças de ouro
Fez da sagrada cultura, o néctar da humanidade
Transbordou o Velho Mundo
E foi ganhando brasilidade

No Sul foi se espalhar
Missões a consagrar
Se apaixonou por essa terra, subiu a Serra
E tanta qualidade fez brotar

Mãos imigrantes nutriram o sonho
Brotou alegria
Ramos florescem, saber à altura
No gelo , a joia madura
Pelo velho Chico, um jovem sabor
Meu Rio Grande projetou
Passado, presente, valor sem igual
Heranças do tempo colonial
Festa da uva, a nostalgia de Caminhos de Pedra
Os velhos trilhos da Maria Fumaça
Simbolizando, a história me espera
Tem cheiro de festa no ar
Exala o sabor que me chama
É hora de comemorar
TINGA, teu povo te ama!

Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone