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30 de julho de 2014

Atelier Livre oferece curso inédito no país

O Atelier Livre Xico Stockinger da Secretaria Municipal da Cultura oferece para o segundo semestre o curso Organização Profissional do Artista Plástico. A formação é inédita em instituições de ensino de arte do Brasil e tem o objetivo de orientar e discutir os aspectos práticos, legais e conceituais da atividade do artista plástico em meio à era dos curadores.

O curso inicia em 13 agosto e vai até 10 dezembro com aulas quartas-feiras, das 19h as 22h, no Atelier Livre Xico Stockinger, (av. Érico Veríssimo, nº 307). As inscrições estão abertas até 6 de agosto. Outras informações pelos telefones (51) 3289 8057 e 3289 8058.

O curso
Aberto a artistas e interessados em conhecer o funcionamento do sistema das artes plásticas no Brasil.
Entre os assuntos, destacam-se:
- os aspectos legais da atividade de artista, desde a legislação a respeito do exercício da profissão,
- a análise e o conhecimento da proteção dos direitos autorais para o artista plástico; a análise da situação atual da legislação, em vias de mudanças propostas pelo governo federal.
- o funcionamento do sistema institucional (o império dos curadores) e comercial (o império dos marchands).

O curso será ministrado por José Francisco Alves. Professor de escultura do Atelier Livre, doutor em artes visuais (UFRGS), curador independente. Também é um dos orientadores do Projeto Viva o Centro à Pé, da Prefeitura de Porto Alegre, nas palestras-caminhadas sobre os monumentos públicos, desde 2007.
Resumo do Conteúdo Programático
1. O Artista Plástico como Profissional
- A formação do artista — autodidata, cursos gerais/nível médio, 3°grau/pós-graduação;
- O mercado de trabalho do artista plástico — o que realmente consiste este campo;
- Regulamentação Profissional, situação atual, organização coletiva e entidades de classe;
- Tudo sobre o Direito Autoral em artes visuais, impostos e apoios fiscais;
- ICMS para a venda pelo artista / emissão de notas fiscais / burocracia / transporte das obras;
- Legislação, impostos a pagar pela atividade profissional, alvarás;

2. Preparo de Exposições e Relacionamentos Profissionais
- Quem decide quando estiver pronto para expor?
- O projeto de exposição coletiva; o projeto de exposição individual.
- O Curador. Quem é realmente esta figura? Sua formação e seu papel nas artes visuais.
- O que é, em verdade, uma Curadoria?
- Salões de arte, concursos e congêneres — tipos, características, e orientações e respeito;
- O Mercado de Arte:
- Quem define os preços de obra de arte?
- Como são regidas as comissões de venda e consignações?
- Porque o Mercado de Trabalho do Artista Plástico não é sinônimo de Mercado de Arte.
- Relacionamentos com a imprensa. Como divulgar; Redação de press releases;
- Relacionamentos com a crítica. O crítico de arte ainda existe?
-Participação coletiva — espírito ético e profissional/atualização profissional.

3. A Veiculação e Documentação da Produção e da Carreira
- A importância de documentar e registrar a produção e a carreira;
- Objetivos da documentação — portfólios, divulgação, publicações (livros e catálogos);
- Catalogação da produção/arquivamento de reproduções e negativos;
- Como redigir de forma atual o Currículo Artístico e o Curriculum Vitae Cultural/Artístico
- O texto da produção: teoria pelo próprio artista; outros: crítico, jornalístico, etc.;
- O portfólio - formas e tipos de organização, usos e modalidades (individuais e coletivos).
- Como creditar fotografias em catálogos e portfólios; O título da obra de arte.


/artes
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.