Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de julho de 2014

Parceria vai recuperar e conservar monumentos da Redenção

Foto: Ricardo Stricher/Arquivo PMPA
Monumento ao Expedicionário é um dos que será restaurado
Monumento ao Expedicionário é um dos que será restaurado
A prefeitura e o Sindicato das Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) assinam nesta segunda-feira, 28, parceria para restauração de 12 monumentos do Parque Farroupilha (Redenção). A cerimônia contará com a presença do prefeito José Fortunati, dos secretários municipais da Cultura, Roque Jacoby, e do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, e será realizada às 14h, na sede do Sinduscon-RS (avenida Augusto Meyer, 146, bairro Auxiliadora).

Caberá ao Sinduscon-RS a realização das etapas de análise, diagnóstico e execução dos projetos, conforme o plano de trabalho aprovado pelas secretarias municipais da Cultura e do Meio Ambiente. Conforme Jacoby, a Secretaria da Cultura congratula-se com o Sinduscon, pois a iniciativa da parceria em relação à preservação e conservação da memória de Porto Alegre pode motivar outras entidades ou empresas a adotarem atitudes similares. "O Sinduscon demonstra maturidade, espírito de solidariedade e amor à nossa cultura", afirma o secretário.

Para o coordenador do projeto pelo Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann, a cidade tem que ser melhor a cada dia. "Sabemos das dificuldades que o poder público enfrenta e entendemos que este é um projeto piloto. Se for bem aceito, vamos evoluir. Acreditamos que o projeto já nasceu vencedor", comenta Chwartzmann. Já para o presidente da entidade, Ricardo Antunes Sessegolo, o ato vai marcar o aniversário de 65 anos do sindicato dando um presente para a cidade de Porto Alegre. "Queremos que a iniciativa seja um despertar das pessoas, para que elas passem a preservar esses monumentos depois de restaurados”, concluiu o presidente do Sinduscon/RS.

Monumentos - Os monumentos que receberão as intervenções são: Cabeça de Chopin; Monumento a Carlos Gomes; Homenagem a Beethoven; Busto de Annes Dias; Busto de Licínio Cardoso; Busto de Sammuel Hahnemann; Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo; Coluna Brasileira; Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa; Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário.  


/cultura /meio_ambiente /monumentos
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.