Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

23 de julho de 2014

Projeto da Câmara inclui gastronomia na Lei Rouanet


Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6562/13, que inclui a gastronomia nacional como segmento que poderá ser beneficiado pela política de incentivos fiscais da Lei Rouanet (8.313/91).
A proposta, do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), permite que pessoas e empresas patrocinem ou doem recursos, com dedução no Imposto de Renda, para eventos, pesquisas, publicações, criação e manutenção de acervos relativos à gastronomia brasileira.
Para o deputado, “a gastronomia é parte integrante da história e da cultura de um povo. Assim, o nosso modo de comer e de preparar o alimento é característica essencial que nos distingue e nos define como brasileiros”. Trata-se, defende Guimarães, de “um dos alicerces da identidade nacional, devendo, portanto, ser apoiada, estudada, preservada e difundida como qualquer outra manifestação da nossa cultura”.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas Comissões de Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
*Com informações do site da Câmara dos Deputados