Acostumada a tomar chá de vários tipos em sua cidade natal, a cearense Érica Nogueira, de Fortaleza, resolveu experimentar o chimarrão. E gostou tanto que pediu ao amigo Marcelo Cardoso, de Porto Alegre, que a levasse a uma das oficinas que trata da bebida típica gaúcha, no Acampamento Farroupilha Extraordinário.
Foi nesse domingo, 6, que o casal participou da oficina sobre a “Erva-Mate”, ministrada pelo Patrão Oberon dos Santos, do Piquete Maragatos da Zona Sul. “Queria saber mais sobre a bebida, sua origem e também tinha bastante curiosidade sobre a maneira do preparo das folhas da erva”, disse Érica.
Além da história e das lendas que cercam o “chimarrão” ou o “mate”, os visitantes tiveram o privilégio de conhecer uma das poucas máquinas antigas de moer erva e que se encontra ainda em funcionamento junto ao piquete. “Esta moedora tem mais de 90 anos e continua trabalhando em perfeitas condições”, disse Oberon, explicando o manuseio e a importância do equipamento para a trituração das folhas da erva mate. “Logo depois da erva passar por um processo de limpeza ou cancheamento, ela vem para a trituração”, explicou.
Segundo o Patrão, o interesse pela aquisição da erva tem sido muito grande durante o período do Acampamento Farroupilha. “Gaúchos e turistas de vários localidades do país passaram pelo piquete e levaram uma mostra da erva”, contou.
As oficinas de Turismo de Galpão prosseguem até o dia 13 deste mês, último dia do Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa. A programação completa está disponível em www.portoalegrecriartiva.info.
/copa_2014 /turismo
Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.