O secretário Assis Brasil lembrou a sua experiência pessoal como participante de dezenas de Feiras do Livro. “O objetivo principal é fomentar as programações das Feiras de Livro. A gente percebe que o principal problema das nossas Feiras é a falta de uma programação que deixe um acúmulo de conhecimento. As Feiras de Livro não podem se restringir apenas aos poucos dias em que são realizadas precisam deixar alguma coisa para a comunidade. Os municípios têm uma capilaridade muito grande que é sua rede escolar e vivemos em um país onde não podemos desvincular a cultura da educação e é preciso usar isso através do trabalho literário com os alunos”.
O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, falou sobre os objetivos do edital e a importância das Feiras de Livro. “Nos orgulhamos muito de ter no estado um número expressivo de feiras, já são 110. Muitas vezes é o principal evento cultural do município. Temos a convicção de que as Feiras de Livro são um instrumento completo na formação de leitores. Pois elas trabalham as 5 dimensões fundamentais pra qualquer sociedade leitora. Coloca o livro no lugar de destaque do imaginário coletivo, evolui para a escolas para que saibam formar leitores, cria o hábito da leitura nas famílias por ocorrer em espaço público, promovem o acesso ao livro e oferece o livro de forma mais acessível”.
A diretora de Economia da Cultura, Denise Viana Pereira detalhou a forma de participação das prefeituras neste edital. “O que temos a destacar é que, por conhecer a condição já existente das Feiras de Livro, nós aportamos recursos para as programações e não para as estrutura físicas. Mas, é importante frisar que feiras inéditas serão aceitas também”.
Os seis editais que formam o conjunto do FAC visam uma diversificação à forma de fomento à cultura no Rio Grande do Sul, ampliando a participação do Governo do Estado no financiamento das atividades culturais em nosso estado.
O edital estará disponível a partir de amanhã nos sites: www.cultura.rs.gov.br e www.procultura.rs.gov.br
A diretoria de Economia da Cultura presta atendimento telefônico das 11h às 12h, pelos números 3288.7523 e 3288.7524, para todos os esclarecimentos sobre o FAC 2012.