Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de abril de 2012

Assembleias do OP podem ser acompanhadas via celular

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Aplicativo está disponível para as tecnologias Androide e iOS (Apple)
Aplicativo está disponível para as tecnologias Androide e iOS (Apple)
Prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, 23, a plenária da temática Cultura do ciclo 2012-2013 do Orçamento Participativo será marcada pelo aprimoramento do processo de comunicação e interação do OP. Lançado em 2011, o acompanhamento online das assembleias se tornará ainda mais abrangente: agora, os encontros podem ser visualizados, minuto a minuto, até mesmo por dispositivos móveis como celulares inteligentes e tablets, tanto de tecnologia Androide quanto de tecnologia iOS, da Apple. Até então, o recurso era disponibilizado somente para computadores.

Para usufruir do serviço, o usuário deve acessar o endereço este site e seguir as orientações para baixar gratuitamente o aplicativo. A iniciativa foi desenvolvida pela Procempa, que também é responsável por todo o esquema de transmissão online das assembleias, entre outras ações que envolvem tecnologia da informação e comunicação no OP.

A iniciativa integra o projeto OP em Rede, lançado nesta segunda-feira, 16, pelo prefeito José Fortunati. O projeto diz respeito ao uso de novas tecnologias para qualificar ainda mais a democracia participativa em Porto Alegre – prática por meio da qual a cidade já obteve reconhecimento internacional. Entre as principais novidades está a consulta, por meio de Internet, sobre prioridades do Orçamento de 2013: a população pode contribuir pela web na definição de prioridades. A consulta está disponível no site do OP. Na página, é possível ainda realizar pré-cadastramento para assembleias.

Outra maneira de acessar a consulta é com o Código QR. Trata-se de uma imagem, análoga a um código de barras, legível por celulares inteligentes – smartphones. Ao captar a imagem do código, o celular acessa automaticamente o site do OP.

Para o ciclo 2012-2013, o incentivo à presença da população também se dará por convites feitos via mensagem de celular – conhecidas pela sigla em inglês SMS, de short messenge service. Milhares de pessoas estão recebendo SMS com o calendário de assembleias e um convite para se integrar ao processo e decidir o futuro da cidade.

O OP ganhou ainda páginas próprias no Facebook e no Twitter. As páginas representam novos canais de comunicação e interação da comunidade ligada ao OP. Outra iniciativa é o aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu Cuido, disponível para usuários de celulares inteligentes – smartphones. Lançado no final de 2011, o aplicativo disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo. A ferramenta possibilita a fiscalização das obras e serviços, com comentários e envio de fotos.

Finalmente, a Prefeitura desenvolve esforços para estabelecer vínculo automático entre o Porto Alegre.cc e o OP. O Porto Alegre.cc é uma plataforma colaborativa na qual os cidadãos publicam e organizam mobilizações por causas que consideram importantes para a Capital. A ideia é que parte considerável de tais causas possa ser incluída entre as demandas do OP.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Caco Belmonte