Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de abril de 2012

OP: Habitação é prioridade da Região Centro, cultura ficou em quarto.

Mais de 600 moradores da Região Centro compareceram ao Teatro Dante Barone na noite desta quinta-feira, 26, para escolher a habitação como prioridade máxima no Orçamento Participativo. O prefeito José Fortunati e os secretários municipais participaram da segunda assembléia regional do ciclo 2012/2013, quando os cidadãos elegeram também os conselheiros que representarão as comunidades de 18 bairros nestes próximos dois anos.

Depois da habitação, educação, assistência social e cultura foram as prioridades mais votadas, respectivamente. Como lembrou o presidente da associação de moradores da comunidade Integração dos Anjos, Fábio Souza, o Demhab apresentou aos moradores o projeto da construção de 80 unidades habitacionais na região, uma conquista dos moradores no OP.

O prefeito ainda informou a população sobre o projeto habitacional para a Vila Sossego. A Caixa Econômica Federal indeferiu o projeto pelo programa Minha Casa Minha Vida, devido aos critérios técnicos quanto ao grande adensamento de moradias na comunidade. Comprometida em atender a demanda da população, a prefeitura começa as construções por meio do Demhab. “A equipe está trabalhando no projeto para construir as primeiras 64 moradias com recursos próprios do município”, disse Fortunati.

Investimentos - A Região Centro é contemplada no Plano de Investimento e Serviços 2012 com 5,3 milhões. As 43 demandas atendem projetos das áreas de saneamento, habitação, pavimentação, educação, assistência social, saúde, transporte, lazer, cultura e desenvolvimento econômico. Os projetos atendem comunidades como Vila Dr. Juliano Moreira, Vila Sossego, Integração dos Anjos, Vila Renascença, Abrevivência, entre outras.

Delegada do OP e representante o Instituto Providência, que atende crianças e adolescentes no turno inverso à atividade escolar, a irmã Sueli Gonzati reforçou aos demais moradores a importância de lutar pelas demandas. “Participar é fundamental para termos mais moradias, saúde e educação de qualidade”, manifestou, destacando que a entidade conquista metas por meio do Orçamento Participativo.

Conforme lembrou o secretário de Governança, Cezar Busatto, algumas demandas ainda não têm valor gravado porque dependem de avaliação e aprovação dos projetos, devido à complexidade dos investimentos.

Conselho – Com 72,06% dos votos, a Chapa 1 conquistou as vagas de 1º e 2º conselheiros titulares e do 1º conselheiro suplente. A Chapa 2, que somou os demais 27,94%, deverá indicar qual dos integrantes atuará como 2º conselheiro suplente.

Neste sábado, 28, às 15h, será a vez da comunidade da Região Nordeste participar da plenária na Escola Municipal Deputado Vitor Issler, na Rua 19 de fevereiro, 330. O ciclo 2012/2013 do OP tem agenda de assembleias até o dia 22 de maio. O cidadão pode obter informações e participar do OP por meio do site www.portoalegre.rs.gov.br/op.

Eleitos para o Conselho:
- 1º conselheiro titular: João Alberto de Lima Souza
- 2º conselheiro titular: Eurides Terezinha Pires da Costa
- 1º conselheiro suplente: Eloísa Rosemary Martins Bihalva
- 2º conselheiro suplente: será definido entre os integrantes da Chapa 2


Números do Orçamento Participativo

PI 2011 = R$ 260 milhões (o maior da história do OP)
683 demandas gravadas, com resgate de 428 e 255 novas.

PI 2012 = R$ 106 milhões, referentes a 315 demandas | outras 250 demandas dependem da aprovação de projetos para definir valores.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira