Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de abril de 2012

Ativistas culturais na Plenária de Cultura do OP


A Assembleia Temática Cultura da rodada única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2012-2013, realizada na noite de segunda-feira, 23, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa contabilizou 574 credenciamentos, 5% a mais que no ano passado. Passaram pela plenária vários ativistas culturais que procuram desenvolver a cultura dentro do OP não só na temática, como nas 17 regiões da cidade.
Entre os inscritos para as manifestações da noite, Lisandra Batista Felix, que atua há 20 anos como educadora destacou a importância da valorização da cultura. “Precisamos que a cultura e a arte sejam valorizadas. Cultura também é educação”, enfatizou.
Outro inscrito, Roberto Jakobazsko, destacou a diferença do papel das temáticas e o das regionais. “As temáticas precisam produzir diretrizes políticas para Porto Alegre como um todo”, destacou.
Das dez intervenções, a que mais chamou atenção dos presentes foi a do presidente da Casa dos Artistas do Rio Grande do Sul, Luciano Fernandes. Ele afirmou ter começado sua carreira dentro da descentralização da cultura e fez um apelo aos presentes para que ajudem a entidade que representa. “Nossa instituição precisa do olhar da comunidade cultural. Os moradores, quando questionados sobre o que precisam respondem que precisam de amor”, enfatizou.
Os secretários de coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto e o adjunto de Cultura, Vinícius Brum responderam aos questionamentos da noite. Brum destacou que o Complexo Cultural do Porto Seco será viabilizado em 2013. “Esse projeto vai muito além da pista de eventos. Todos os atores culturais da cidade necessitam participar das discussões para que o resultado seja satisfatório para todos”.
Já Busatto, respondeu sobre a manifestação da conselheira reeleita, Lisete Bertotto, sobre a criação de uma comissão tripartite de cultura. “Quero me associar a essa proposta que vem para qualificar os projetos e as propostas para impulsionar a cultura, sobretudo, a cultura popular”, destacou.
O secretário de governança falou também sobre o OP em rede, destacando a transmissão ao vivo das Assembleias do OP nos celulares inteligentes e tablets, tanto de tecnologia Androide,quanto de trecnologia iOS da Apple. Leia também: Assembleias do OP podem ser acompanhadas via celular.
Os eleitos da noite – A chapa única composta por Lisete Bertotto Corrêa, Cleber Noé da Silva Lescano, Alex José Oyarzo Mayorga e João Batista Maciel Gonçalves foi eleita por aclamação. As prioridades eleitas foram: (1) atividades de descentralização da cultura; (2) ações e eventos culturais; (3) equipamentos culturais e (4) comunicação comunitária.
Na noite desta terça-feira, 24, é a vez da realização da Assembleia Temática Saúde e Assistência Social, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Indaia Dillenburg
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira