Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de abril de 2012

Decretos regulamentam funcionamento de bares na Cidade Baixa

O prefeito José Fortunati assina quarta-feira, 2, os dois decretos que irão regulamentar o funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas no bairro Cidade Baixa. A solenidade que marca a assinatura será realizada às 15h30, no Museu Joaquim José Felizardo, que fica na rua João Alfredo, 582.

O texto dos dois decretos foi discutido nas reuniões do Grupo de Trabalho Cidade Baixa, formado para analisar e buscar soluções para os impasses no bairro. A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) liderou a discussão, feita com moradores, empresários e músicos. Em abril, as duas propostas de mudanças na legislação, que geraram os decretos, foram aprovadas por unanimidade pelos integrantes do GT. O grupo foi formalmente constituído em dezembro, por determinação do prefeito, para debater avanços sobre as discussões na comunidade envolvendo a atividade noturna no bairro.

Um dos decretos vai alterar o Decreto 14.607/04, que estabelece os níveis de polarização, ou seja, determina o número de cada tipo de estabelecimento que pode funcionar numa determinada área e as exigências para que possa se instalar naquele local. Com as mudanças, alguns estabelecimentos instalados na Cidade Baixa e que já possuem Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) aprovado, mas que hoje não conseguem regularizar-se junto ao município, poderão obter as licenças para funcionar como casas noturnas.

O outro vai ampliar o horário de funcionamento das atividades de restaurante, bar, café e lancheria no bairro. De acordo com a proposta, nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, os estabelecimentos poderão funcionar até as duas horas da madrugada, com tolerância de 30 minutos. De domingos a quintas-feiras, o horário limite é uma hora, com tolerância de 30 minutos, sendo que, nesses dias, depois da meia-noite, ficam proibidas mesas nos recuos e passeios públicos e o funcionamento de decks externos e áreas abertas, também com meia hora de tolerância para recolhimento das mesas e cadeiras. O novo decreto também vai exigir que os estabelecimentos que utilizam música amplificada depois da meia-noite tenham projeto acústico aprovado e licenciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

Projeto experimental - De acordo com o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Omar Ferri Jr., o decreto que estabelece as regras sobre horários de funcionamento é experimental e terá validade de 90 dias. “Será uma prova de fogo para os empresários e também para nós, da prefeitura. Nós vamos manter as intensas fiscalizações da Smic para garantir o cumprimento das leis, e teremos o apoio total da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação, fiscais das secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, além da Brigada Militar”, disse Ferri Jr.


/smic
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte