Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de abril de 2012

OP: Temática Saúde e Assistência Social bate recorde de público

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Manifestações destacaram preocupação com idosos Manifestações destacaram preocupação com idosos
Foto: Francielle Caetano/PMPA
Teatro lotado, urna especial recebeu votos no saguão do Dante Barone Teatro lotado, urna especial recebeu votos no saguão do Dante Barone
A temática Saúde e Assistência Social está registrada como uma das maiores em participação dos últimos anos. Com esta afirmação, o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto noticiou o número de inscritos na temática do Orçamento Participativo, realizada na noite de terça-feira, 24, com um credenciamento de 1.200 pessoas, 17% a mais que no ano passado.
O Teatro Dante Barone não comporta esse número de pessoas e, por esta razão, muitos ficaram no saguão, mas nem por isso deixaram de votar nas prioridades temáticas e nas duas chapas inscritas para o Conselho do OP. Por decisão da mesa, foi disponibilizada uma urna que recolheu os votos do público excedente.

Os inscritos para suas manifestações falaram sobre suas preocupaões com a terceira idade tanto na área de saúde quanto na área de assistência social.O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania ( Fasc) Marco Antônio Seadi e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, responderam às manifestações. Seadi afirmou que a qualquer hora do dia está disponível para tratar das questões dos idosos e destacou também que 80% dos espaços da Fasc nas mais variadas áreas foram qualificados. Bósio disse aos presentes que a aproximação da comunidade é a fórmula para tantas realizações na área de saúde.
Conselho do OP – Duas chapas se inscreveram para disputar a representação da temática no Conselho do OP (COP). Com 77,84% dos votos válidos, a chapa 1 conquistou as duas vagas de conselheiro titular e a 1ª suplência. Foram eleitos, Maria Deloi Silveira Cardoso (1ª titular), Pedro Sérgio Correia da Silva (2º Titular) e Débora Santos (1º Suplente). O 2º Suplente será indicado entre os membros da chapa perdedora, que obteve 22,16% dos votos válidos.
As prioridades da temática são divididas em dois temas: saúde e assistência social. Na saúde, os subtemas votados foram construção e ampliação de rede especializada (1º); reforma, ampliação e construção de postos de saúde (2º); ampliação de serviços na rede básica (3º) e juventude (4º). Na assistência social, os subtemas votados foram atendimento à criança e ao adolescente (1º); grupos de convivência da terceira idade (2º); atendimento aos portadores de deficiência (3º) e atendimento à família (4º).
Na noite desta quarta-feira, 25, acontece a última das seis plenárias temáticas do OP 2012-2013. A temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho será realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a partir das 19h.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo