Prezados educadores!
Confira nossa programação cultural do 7º FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO, promovido pelo Arte Sesc - Cultura por Toda a Parte.
Abaixo, encaminhamos a programação para teatro adulto do 7º FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO, que também pode ser acessada pelo site: www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio
TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA E O ACESSO PARA GRUPOS SERÁ FACULTADO POR MEIO DE AGENDAMENTO PRÉVIO
Será um prazer recebê-los!
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festival@sesc.com.br
Informações necessárias para o agendamento
Nome do espetáculo:
Data:
Horário:
Nome da instituição de ensino:
Numero de alunos:
Faixa etária dos alunos:
Nome do responsável que acompanhará o grupo:
Telefone de contato do responsável:
E-mail de contato:
Atenciosamente,
Silvia Abreu
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ESPETÁCULOS CIRCUITO PALCO GIRATORIO 2012
08/05 – 20h – Sala Carlos Carvalho (Casa de Cultura Mario Quintana)
Nome do espetáculo: [...] Roteiro escrito com a pena de galhofa e a tinta do inconformismo
Pausa Cia (PR)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Um cachorro manipulado arfa e sentencia: "A vida é boa!" No instante seguinte cai morto e, com ele, os atores Rodrigo Ferrarini, Renata Hardy, Pablito Kucarz e Andrea Obrecht igualmente desfalecem. Tal qual Brás Cubas, é pelo fim que começa […]Roteiro Escrito com a Pena da Galhofa e a Tinta do Inconformismo, peça feita a partir de contos e outros escritos de Machado de Assis. O roteiro final, assinado por Fernando Kinas, costura intervenções dos atores a contos como "Pai contra Mãe", no qual um pai decide capturar uma escrava fugitiva grávida para sustentar o filho com a recompensa; e "Ideias de um Canário", sobre uma ave que define o mundo a partir do pouco que vê. Textos: Machado de Assis e Fernando Kinas
Classificação etária: livre
Duração: 60 minutos
11/05 – 21h – Teatro Renascença
Oxigênio
Cia Brasileira de Teatro (PR)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Um homem e uma mulher falam, pensam, discutem, esbravejam, cantam, dançam, especulam, se buscam, se torturam, se provocam e amam, em torno da fábula de Saniok que mata sua mulher por "falta de oxigênio". O texto, dividido em dez cenas, todas a partir dos mandamentos (ou similar), é escrito em forma de canção, com seus refrões e seus ritmos já impressos nele. E se fundamenta na mistura de todos os assuntos mais importantes a serem explorados em nossa época atual: religião, política, sociedade e humanidade. Tudo isso de maneira caótica, poética, musical e violenta. Ele, diz: "E em cada homem existem dois que dançam: o esquerdo e o direito. O primeiro dançarino é o da direita, o outro é o da esquerda. Dois pulmões dançarinos. Dois pulmões. O pulmão direito e o pulmão esquerdo. E em cada homem existem dois que dançam: seu pulmão esquerdo e seu pulmão direito. Os pulmões dançam o homem recebe oxigênio. Se pegarmos uma pá e batemos no homem no nível do peito, então os dançarinos param. Os pulmões não dançam mais, o oxigênio não chega mais". Texto: Ivan Viripaev. Tradução: Irina Starostina e Giovana Soar. Direção: Marcio Abreu.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 min
15/05 – 21h – Teatro Renascença
Cabeção de nego
Laso Cia de Dança (RJ)
GÊNERO: DANÇA CONTEMPORÂNEA
O espetáculo traz ao palco uma reflexão provocativa sobre as mudanças tecnológicas e sociais causadas pela nova era Cyber Digital. O título Cabeção de nego refere-se a essa explosão, ao grande boom tecnológico causador de profundas, inquietantes e inesperadas alterações sociais. De que forma o homem vivencia este novo universo digital? O presente espetáculo possibilita questões sobre a riqueza da possibilidade do repertório corporal de nossa dança e do mundo de aparências que parece se anunciar como medida primeira para os jovens. A atávica noção de cabeção de nego tanto reporta a uma possibilidade de intensa vivência inesperada como a leitura do ser humano como refugo observado pelo capitalismo tardio. Direção Geral e artística: Carlos Laerte
Classificação etária: Livre
Duração: 60min
16/05 – 20h – Teatro do Museu
Um príncipe chamado Exupéry
Cia Mútua (SC)
GÊNERO: ANIMAÇÃO - ADULTO
Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam "os cavaleiros do céu", enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra.
Espetáculo é inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance "O Pequeno Príncipe", Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri". Texto/concepção: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Willian Sieverdt. Direção: Willian Sieverdt
Classificação etária: a partir de 8 anos
Duração: 50 minutos
17/05 – 19h – Teatro Sesc Centro
Instantâneos
Cia. dos Bondrés (RJ)
GÊNERO: TEATRO DE MÁSCARAS
"Instantâneos" é inspirado no Topeng - teatro/dança dos rituais de Bali - e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais. O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. Instantes de vida...
Resultado de uma pesquisa sobre objeto manipulado, o cenário habita o palco de maneira ágil e lúdica. Objetos são manipulados, ora por varas, ora sobre rodas. Como o espetáculo não se fundamenta no uso de palavra e do diálogo, a música, tocada ao vivo, assume papel fundamental na narrativa, garantindo seu lugar junto aos atores. Instrumentos asiáticos como o gamelão e instrumentos brasileiros e africanos (cavaquinho, conga, alfaia, pandeiro e marimbas) se integram, propondo pesquisa de ritmos populares criando uma orquestra de instrumentos tocada por músicos e também pelos atores. Texto: Fabianna de Mello e Souza/Cia dos. Bondrés. Direção: Fabianna de Mello e Souza
Classificação etária: livre
Duração: 65 min
19 e 20/05 – 21h – Sala Álvaro Moreyra
Pólvora e Poesia
Hiperativa Comunicação e Cultura (BA)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Pólvora e Poesia vai além de uma história amorosa e estética de encontros e desencontros entre dois grandes escritores do final do Século XIX: Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, vividos pelos atores Talis Castro e Caio Rodrigo respectivamente. Rimbaud, um poeta rebelde, de ideologias que fervilham originalidade e personalidade, esfacela a todo instante o discurso socialmente arranjado de Verlaine. Com um texto impactante, a carga poética da peça fica por conta da violência emocional com que o lirismo salta dos discursos travados para tomar forma através de movimentos corporais pontuados pelos riffs de guitarra. O espetáculo convida-nos a uma imersão no que há de mais humano: o encontro conflituoso com o próprio eu. Texto: Alcides Nogueira. Direção: Fernando Guerreiro.
Classificação etária: 18 anos
Duração: 60 min
22/05 – 20h – Teatro Sesc Centro
Anjo Negro
Cia Teatro Mosaico (MT)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Ismael é um homem rico, poderoso e de pele negra, que possui violentamente Virgínia, uma mulher linda e de pele branca, mas que é com ele casada a força. A trama da peça é sustentada pelo embate travado entre Virginia e Ismael, pois ela sempre está grávida contra a sua vontade, e por isso, ela vinga-se desta condição, assassinando cada filho negro que nasce do seu ventre. Mas Virgínia conhece Elias, um homem branco, cuja paixão à primeira vista impulsiona nela o desejo e a coragem para se tornar livre. Dramaturgia: Nelson Rodrigues. Encenação: Sandro Lucose
Classificação etária: 14 anos
Duração: 100min
25/05 – 20h – Teatro de Câmara Túlio Piva
Escapada
Cia. Mario Nascimento (MG)
GÊNERO: DANÇA CONTEMPORÂNEA
Escapada é a fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. É o homem sem saída a procura de um outro lugar. É fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo.
Escapada é o Carona que não sabe para onde vai. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga. Utilizando as possibilidades de um elenco que trabalha junto há três anos, a Cia. leva para cena dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação. Concepção e direção: Mário Nascimento. Coreografia: Mário Nascimento e elenco.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60min
REPERTÓRIO DO GRUPO:
24/05 – 20h – Teatro de Câmara Túlio Piva
Faladores
Cia. Mario Nascimento (MG)
GÊNERO: DANÇA CONTEMPORÂNEA
O espetáculo aborda o tema oralidade, trazendo para a cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, poesia, dança, ação e movimento. A necessidade do homem em se expressar e, apesar das barreiras, se fazer entender. A arte como seu principal objetivo: comunicar. Concepção e direção: Mário Nascimento. Coreografia: Mário Nascimento e elenco.
Classificação etária: Livre
Duração: 60min
Dia Desmanchado
Teatro Torto (RS)
GENERO: TEATRO ADULTO - GESTUAL
Um homem, exterminador de insetos, vive em sua casa mergulhado na banalidade do seu cotidiano, quando é surpreendido com a chegada da carta de uma mulher. A carta põe o homem em alerta, obrigando-o a ensaiar o esperado encontro, na tentativa de que nada fuja do seu controle. O encontro deve ser bem sucedido, pois não é sempre que o amor bate à sua porta. Nessa realidade de espera e angústia, onde o ensaio para o encontro é uma corrida contra um dia que avança sem piedade, o homem se vê magicamente contraído por outros aspectos do tempo. O dia do homem assim se desmancha em tempos incompossíveis e contraditórios, onde não se sabe ao certo o que é passado, presente ou futuro. Direção e dramaturgia de ações: Tatiana Cardoso. Atuação: Marcelo Bulgarelli.
Classificação etária: Livre
Duração: 50min
04 e 05/05 - 21h – Teatro Renascença
Bait Man
Cia. dos Atores (RJ)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Após ser torturado em um ambiente árido e inóspito, Bait Man elabora seu raciocínio, dando forma aos seus pensamentos. Em um estado de alerta constante, pressionado não se sabe por que ou por quem, Bait Man constrói uma sutil e profunda análise do homem contemporâneo, com seus medos, desejos e ambições. Um jogo perigoso se faz presente, criando um atrito entre a realidade e o imaginário. O mundo em colapso ideológico, a beira do abismo, é o material que Bait Man utiliza para jogar com humor e tensão, provocando uma reflexão para onde a humanidade caminha. Um quebra cabeça misterioso é apresentado com vigor, envolvendo a todos em uma teia sutil de informações. O espectador é convidado a participar deste jogo enigma, onde cada lance envolve todos os sentidos. Texto, direção: Gerald Thomas. Colaboração e atuação: Marcelo Olinto.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60min
05 e 06/05 – 18h – Sala Álvaro Moreyra
Depois do Filme
Textodireção.com Aderbal Freire Filho (RJ)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Na produção, Aderbal Freire-Filho atua (após 10 anos afastados dos palcos), dirige e assina o texto. A história gira em torno de Ulisses, vivido pelo próprio Aderbal no longa Juventude, de Domingos de Oliveira. Com o fim do filme, o personagem precisa se confrontar novamente com a vida real e entra num processo de decadência, cada vez mais obcecado pela falsa juventude, com a cabeça cheia de sonhos e um corpo que não acompanha as vontades. Tenta conquistar novas amigas e andar pelos lugares da sua juventude, como o cine Vitória, no Centro, por exemplo, onde deseja entrar na tela, como se fosse Burt Lancaster, sendo impedido por um guarda municipal. O longa é, na verdade, uma lembrança que ele, Ulisses, confunde com outra realidade, como num jogo de espelhos onde os planos real e fictício se interconectam. Diretor Assistente: Fernando Phibert.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 70min
09/05 – 20h – Teatro Sesc Centro
L – Quintento (França)
MÚSICA CONTEMPORANEA FRANCESA
Após ter aperfeiçoado a voz em um grupo polifônico interpretando as canções do mundo, Raphaële Lannadère deu seus primeiros passos em solo no início dos anos 2000, reprisando clássicos veneráveis (Piaf, Ferré, Brel, Barbara...) dos quais ela sorve então as letras com fervor, como se toma álcool para se dar o prazer da vertigem. Mais tarde, ao lado do Brasileiro Ricardo Tete, aproximou-se de Teofilo Chantre (cantor, mas também songwriter para Césaria Evora), com os quais ela explora a beleza da música lusófona. Em seguida, será na fonte dos seus próprios textos e composições que ela terá o prazer de se exaltar, girando sob as luzes das cenas de Paris e de outros lugares, onde a sua vibrante e delicada presença deixará as suas primeiras marcas. Em 2008, um Extended Play com seis músicas, "Premières lettres", abre caminho para as ondas (Fip, France Inter, Europe I etc.)..Graças, especialmente, à "Petite", música que não deixa ninguém indiferente, revisitada no álbum Initiale, a jovem impressiona veteranos de prestígio, entre os quais e principalmente, Brigitte Fontaine e M no topo.
L é uma cantora de intensa leveza, preferindo olhar a existência pelo prisma da invenção do que através dos "pés no chão" do quotidiano. "Eu comecei a sentir prazer em escrever, quando me dei conta de que eu podia me distanciar de mim mesma. Contar com todos os detalhes os meus pequenos problemas íntimos ou minhas compras no Ikea, é exatamente o oposto do que me toca na música, na literatura ou no cinema. Depois, tive que libertar meu canto de todos os seus tiques, suas manias. Há um ou dois anos, tenho a impressão de ter encontrado uma unidade na minha voz e minha expressão, quaisquer que sejam a tessitura, a intensidade ou a dinâmica das canções. Quando a gente canta, só nos resta nos sentirmos atraídos por esta forma suprema de precisão e de perfeição alcançados por pessoas como Billie Holiday, Thom Yorke, Björk ou Lhasa..."
10 e 11/05 – 15 e 20h – Teatro Sesc Centro
Música para cortar os pulsos
Empório de Teatro Sortido (RJ)
GÊNERO: TEATRO ADULTO / JUVENIL
Em dez cenas curtas, as histórias amorosas de três jovens se desenrolam com a intensidade (e ao som) das músicas para cortar os pulsos: Isabela sofre porque foi abandonada, Felipe quer se apaixonar e Ricardo, seu amigo, está apaixonado por ele. Espetáculo estreado em outubro de 2010 na cidade de São Paulo, mirando a comunicação com um público jovem que em geral encontra-se negligenciado pelas produções teatrais. Cumpriu duas bem sucedidas temporadas, com ingressos esgotados, reações entusiasmadas dos espectadores e reconhecimento crítico, figurando entre as "10 Melhores Peças em Cartaz" no ranking da revista Veja SP, e vencedora do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2010 na categoria "Melhor Peça Jovem" , além do o Troféu Ítalo Rossi 2011 de Melhor Espetáculo e Melhor Direção. Autoria de texto e direção: Rafael Gomes
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60min
11/05 - 16h – Largo Glênio Peres
13/05 – 12h – Parque Farroupilha
A farsa do Advogado Pathelin
Grupo Rosa dos Ventos (SP)
GÊNERO: CIRCO E TEATRO DE RUA
Um espetáculo de teatro de rua que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do advogado Pathelin, engenhoso trapaceiro que, diante das penúrias causadas por sua ruína financeira, sobrevive de pequenos golpes em troca de alguns parcos benefícios. O espetáculo mexe com os poderes morais e políticos, levando à cena seres alucinados pela pobreza e pelos humores do baixo ventre, entorpecidos pela oportunidade de trapacear a todos e a si próprios. Direção: Roberto Rosa.
Classificação etária: livre
Duração: 65min
REPERTORIO DO GRUPO:
12/05 – 11 e 16h – Largo Glênio Peres
Saltimbembe Mambembancos
Grupo Rosa dos Ventos (SP)
GÊNERO: CIRCO E TEATRO DE RUA
Uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua. As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo. Saltimbembe é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte. Autoria e direção: Rosa dos Ventos
Classificação: Livre
Duração: 60 min
12/05 – 21h e 13/05 – 18h - Theatro São Pedro
Adeus à carne
Texto e direção Michel Melamed (RJ)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
A peça tem como pano de fundo o desfile das escolas de samba. A partir dos conceitos de comissão de frente, carro abre-alas e velha guarda, sem falar na própria transmissão televisiva, há uma subversão de valores e a criação de cenas que criticam o Brasil contemporâneo. Criação, texto e direção: Michel Melamed
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80min
16 e 17/05 – 20h – Teatro de Arena
Isaias in tese
Deposito de Teatro (RS)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Isaías, o bufão, narrador, irônico, acusador e empático defende sua tese sobre migração. Citando vários exemplos (for exemples, como ele diz) de migração como a animal, material e humana, entre outras. Um desses "For Exemples" é a viagem de um imigrante nordestino que sai de sua terra a procura de uma situação mais estável e encontra, no sul, um modo de escapar da sina de viver sempre à mercê do tempo, da seca, do árido destino do sertão. Suas dificuldades, esperanças, incertezas, enfim, sua adaptação em terras sulistas são contados no espetáculo. O texto elaborado a partir de entrevistas com imigrantes residentes no RS, filmes, músicas, teses, reportagens, enciclopédias etc. Texto/concepção, trilha sonora e atuação: Francisco de los Santos
Classificação etária: 14 anos
Duração: 50 min
16/05 – 15h – Escola Municipal Grande Oriente
17/05 – 10 e 15h – CMET
18/05 – 11 e 16h – Largo Glênio Peres
La perseguida
Teatro Vagamundo (Santa Maria)
GÊNERO: CLOWN – RUA
O Palhaço Rabito chega com seus apetrechos preparado para um grande acontecimento. Depois de hoje, sua vida, e a do público, não será mais a mesma… Rabito é um palhaço da vida, daqueles que vagam pelo mundo a dissipar alegrias. Movido pela embriaguez da paixão, o palhaço que ama demais confronta-se com a sua irrisória estupidez, hoje, outra vez, Rabito vive à procura… E de sonhares e esperanças preenche os seus dias. Horas e horas por fim se passam, "Será para Rabito um dia feliz? ou apenas mais um dia à procura de La Perseguida… Direção: Gabriela Amado. Atuação: Daniel Lucas
Classificação: livre
Duração: 60min
18/05 – 20h – CMET Paulo Freire
Eu vim da Ilha
Cia de Dança do Sesc Petrolina (PE)
GÊNERO: DANÇA – RUA
Espetáculo de dança contemporânea que utiliza no seu conceito alguns elementos e signos da Ilha do Massangano em Petrolina, comunidade que fica no meio do Rio São Francisco. A travessia, o rio, os sons e as pessoas que moram na Ilha inspiraram na construção do espetáculo. Eu vim da Ilha propõe um diálogo entre movimento e as sensações de pertencimento que, o ser, sentir e estar na ilha produz no corpo explorando suas diversas possibilidades. Direção e coreografia: Jailson Lima
Classificação etária: Livre
Duração: 45 min
19 e 20/05 – 18h – Teatro Sesc Centro
Luis Antonio - Gabriela
Cia Mungunzá (SP)
GENERO: DOCUMENTARIO CÊNICO
O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luis Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela. O documentário cênico Luis Antonio – Gabriela tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, que passou infância, adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha aos 30 anos. O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabeleireiro em Santos e amigo de Luis Antonio, e narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao onde vivera até então como Gabriela. Direção: Nelson Baskerville. Produção Geral: Cia Mungunzá de Teatro.
Classificação etária: 16 anos
Duração: 88 min
19/05 – 11h – Rua dos Andradas esquina com a Rua General Câmara e 15h – Usina do Gasômetro
Decripolou totepou – de crianças, poetas e loucos todos temos um pouco
Odília Nunes (PE)
GÊNERO: TEATRO INFANTIL – RUA
Odília Nunes em 2005 cria o Decripolou Totepou e inicia sua trajetória mambembe dando inicio a sua busca pela arte da palhaçaria, do circo e da cultura popular. Com o Decripolou já se apresentou em festivais, ruas, teatros, escolas, jardins e terreiros de várias cidades do Brasil, Espanha, Portugal e Chile.
Além da arte de palhaço, o espetáculo utiliza-se de malabares e mágicas para contar a estória de Bandeira, uma brincante que anda pelo mundo contando estórias. Em mais uma das suas paradas, ela encontra-se com uma terrível "dor de boneca" que a impede de realizar sua "função". Eis que surge Sr. Moraes, um velho amigo trazendo consigo uma receita de espantar tristezas. Bandeira curada segue sua brincadeira com o público. Criação, produção e atuação: Odília Nunes
Classificação etária: livre
Duração: 45min
20/05 – 12h – Parque Farroupilha
21/05 – 10 e 15h – Escola Municipal Grande Oriente
22/05 – 15h – CMET Paulo Freire
O rei cego
Teatro do Clã (Montenegro)
GÊNERO: TEATRO DE RUA / INFANTO JUVENIL
O Rei Cego é a história de um jovem príncipe que enfrenta inúmeros perigos para trazer de volta a visão de seu pai. A narrativa está repleta de elementos mágicos, seres fantásticos e tem como temas a confiança, a esperança e a justiça. Quatro atores cantam, dançam e representam para dar vida aos nove personagens desse conto popular de encantamento.
O Teatro do Clã buscou na concepção do espetáculo um caráter rústico, no qual escadas, cubos, malas, tecidos e um boneco gigante interagem com a atuação dos artistas e a melodia de seus instrumentos. O espetáculo valoriza a imaginação convidando o espectador a uma viagem ao "Reino do quem vai lá não volta". Texto/concepção: Inspirado no conto popular O Rei Cego, da cultura popular brasileira
Classificação etária: livre
Duração: 45 min
20/05 – 16h – Parque Farroupilha
Corsários Inversos
Grupo Mosaico Cultural (RS)
GÊNERO: TEATRO DE RUA
Em busca de novos tripulantes, os Corsários Inversos navegam pelos mares dos universos para dividir os seus maiores segredos. Buscadores do mais valioso tesouro, os piratas-poetas fazem uma encenação onde tem na poesia o cerne de um sutil e engraçado jogo entre os personagens e a platéia, encontrando no olhar o porto seguro para um precioso escambo de sentimentos. Em pequenos grupos, o público, sem restrição de idade, é convidado a mergulhar no lúdico oceano da imaginação, embarcando em diferentes estórias que despertam sonhos, lembranças e emoções aos tripulantes desta incrível nau. Os Corsários Inversos são estuário de diferentes linguagens teatrais, ponto de encontro da música e do teatro de animação com o poema. Direção de Atores: Larissa Seguiné
Classificação etária: livre
Duração: 40 min
23 e 24/05 – 20h – Teatro Sesc Centro
Petróleo
de Alexandre Dal Farra (SP)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Uma sala de espera de um hospital. Vindos do quarto, ouvimos os gemidos de um homem que agoniza. Três mulheres falam sobre o testamento. Loraine, a esposa, decide deixar tudo o que lhe fora destinado a Jane, funcionária do local, que se vê envolvida em uma trama da qual ela não fazia parte. Suzi, a amante, incentiva Jane a aceitar a herança. Ela o faz, sem saber ainda que para ficar com a "fortuna" terá que matar Marcos. Entremeados na fábula, monólogos reflexivos pontuam a ação e parecem apontar para algo que está fora da cena, e que no entanto não chega a ser diretamente tocado – trata-se justamente daquilo que é subterrâneo, do substrato que perpassa a ação, e não entra em cena, a que se refere toda a peça, no entanto, obliquamente: o Petróleo. Autor: Alexandre Dal Farra. Direção: Clayton Mariano.
Classificação etária:
26 e 27/05 – 20h – Teatro Sesc Centro
Circuits Fermès (Circuitos fechados)
Cia De Fracto (França)
GÊNERO: CIRCO
Circuits fermés trata de uma relação de dependência mútua. Assim, duas personagens focam sua inter-relação, mais do que suas respectivas identidades. A relação é uma simbiose dentro de um ecossistema, não um vínculo afetiva. Esta relação é pragmática e ditada pela necessidade, que pode resultar numa relação sensível. O meio de expressão é o malabarismo, uma linguagem diferenciada. Atuação, roteiro e elenco: Minh Tam Kaplan e Guillaume Martinet .
Classificação etária: livre
23/05 – 21h – Teatro Renascença
A mulher que comeu o mundo
Usina de Trabalho do Ator (RS)
GÊNERO: TEATRO ADULTO - MÁSCARAS
Numa pequena cidade, um célebre e rico ladrão, pai de uma moça gorda, morre. Ela era filha única, vivia isolada do mundo e, sem o pai, nada sabia fazer. Tamanha é a dor em seu coração que a moça esfarela o pai e o come, para tê-lo para sempre consigo. E não sabendo mais o que comer sai e pede comida aos vizinhos que, ao perceberem que a mulher não conhece o valor do dinheiro e está disposta a trocar toda a fortuna herdada por comida, bajulam-na em troca de suas riquezas. Tentando saciar seu apetite insaciável, a gorda inicia sua busca infindável por comida. Eis o mote desse espetáculo que brinca com a metáfora da gorda relacionada a ganância e a busca desenfreada pelo poder. Revela também a ridícula condição humana de querer a permanência, a posse das coisas, e por isso lutar, dominar e matar.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 45min
Elenco: Celina Alcântara, Ciça Reckziegel, Lívia Dávalos (substituindo Dedy Ricardo), Gilberto Icle, Gisela Habeyche, Thiago Pirajira.
Figurino e Adereços: Chico Machado
Música: Flávio Oliveira
Preparação Vocal: Marlene Goidanich
Contra-regras: Shirley Rosário
Direção: Gilberto Icle
Produção: Anna Fuão
Fotos: Myra Gonçalves
25/05 – 21h – Teatro Renascença
Sopro
Lume Teatro (SP)
O que seria do ser se prolongasse o momento do sopro de vida se ele, nesse momento, reconstruísse todas as ações de sua vida, sem ruídos e sem interferências, sem máculas, somente através do estado puro da existência? De que maneira se relacionaria com o tempo, com o espaço, com as ações, com o sexo, com as emoções?
Sopro é uma experiência sensorial, onde tempo e ação são completamente distintos do cotidiano e que propõe ao espectador a oportunidade de mergulhar no universo do nada e do desconhecido.
Classificação etária: 16 anos
Duração: 50min
Criação: Carlos Simioni, Tadashi Endo e Denise Garcia
Atuação: Carlos Simioni
Direção: Tadashi Endo
Música original: Denise Garcial
Figurinos: Adelvane Néia
Desenho de luz: Tadashi Endo
Cenotécnica: Abel Saavedra
O grupo:
Fundado em 1985, por Luís Otávio Burnier, Carlos Simioni e Denise Garcia, o LUME é conhecido em 26 países e considerado um dos mais importantes centros de pesquisa teatral do Brasil, com reconhecimento internacional.
Como núcleo artístico e pedagógico vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalha na elaboração de novas possibilidades expressivas corpóreas e vocais de atuação, redimensionando o teatro enquanto ofício e poética.
Há 26 anos, o grupo formado por sete atores difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações de trabalho e projetos de intercâmbio, e constrói espetáculos que quebram as formas convencionais de relação com o público.
26/05 – 21h – Teatro Renascença
5 Tempos para a morte
Usina de Trabalho do Ator (RS)
GÊNERO: TEATRO ADULTO
É um espetáculo que pondera a inevitável e fundamental questão da morte. Nesse novo trabalho da UTA, a morte não aparece apenas como o fim, mas, também, como começo, como tempo e viagem. Trata-se de falar da vida mais do que da morte. Em cenas fragmentadas, o cômico e o melancólico se misturam para traçar pedaços de muitas vidas. É assim que a morte aparece como metáfora do fim da inocência, da memória e do esquecimento, como remorso e paixão. Esse espetáculo, construído a partir de diferentes processos de improvisação, conduz o espectador em elementos oníricos, singelos e, por vezes, absurdos, ao apresentar personagens, tipos, alegorias e os próprios atores contando fragmentos de vida. Direção: Gilberto Icle
Classificação etária: 14 anos
Duração: 85min
15/05 – 19:30h – Sala Alziro Azevedo (DAD/UFRGS)
Noite de Walpurgis
Orientador: Irion Nolasco
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Todo segredo asfixiado procura ar na escuridão. Toda prisão tem um subterrâneo de liberdade por onde se esgueiram o proibido e o possível, o medo e o desejo, o real e o imaginário, o amor, o ódio, a loucura. Em espelho. Em choque. Em celebração. Em comunhão: cúmplices e adversárias, duas carnes percorridas pelo mesmo sangue constroem as regras de um exercício para a morte. Tendo origem nas tradições pagãs de celebração à chegada da primavera na Europa, a noite que dá título ao espetáculo foi acusada pela Igreja de ser dedicada à magia e ao culto do diabo, embora fosse, na realidade, uma festa de alegria dramática. Texto/concepção: Alexandre Borin, Franciele Aguiar e Irion Nolasco
Classificação etária: 14 anos
Duração: 50 min
16/05 – 19:30h – Sala Alziro Azevedo (DAD/UFRGS)
O feio – in process
Apresentação em parceria com Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE) (DAD UFRGS).
Orientador: Patrícia Fagundes
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Lette, criativo engenheiro de sistemas elétricos, pensava que era "normal", mas no dia em que a empresa onde trabalha o proíbe de participar da promoção de sua mais recente invenção industrial, a Tomada de alta tensão 2CK, ele descobre que é "feio". Convencido – inclusive por sua mulher – da sua catastrófica feiúra, Lette acaba se dirigindo a um cirurgião plástico que lhe cria o rosto ideal, tornando-o irresistível à sua mulher, a uma série de admiradoras no circuito de palestras e até mesmo a chefe de uma grande empresa e ao seu filho gay. Todo este entusiasmo acaba, contudo, por dar lugar ao desespero, quando Lette descobre que o cirurgião repetiu a operação em outros homens e se depara com um mundo subitamente invadido por um sem número de sósias seus. Texto: O Feio. Autor: Marius Von Mayenburg
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60min
17/05 – 19:30h – Sala Alziro Azevedo (DAD/UFRGS)
TNT
Orientador: Inês Marocco
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Três macacos em uma crise shakespeariana, três atores em uma disputa amorosa, três revolucionários em um assassinato comunista. TNT, uma comédia explosiva! Texto/concepção: Baseado na obra de David Ives
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60min
18/05 – 19:30h – Sala Alziro Azevedo (DAD/UFRGS)
No palco Ruth de Souza
Orientador: Mirna Spritzer
GÊNERO: TEATRO ADULTO
Memória é o que define este espetáculo: memória da atriz Ruth de Souza, do Teatro Experimental do Negro e das atrizes que trazem à cena importantes momentos da vida desta grande estrela. A cena propõe-se a mostrar um palco onde transita a jovem Ruth, seu sonho de ser atriz e alguns personagens que marcaram sua trajetória no palco. O espetáculo é composto por pequenos quadros, dialogando com projeções de vídeos e gravações em áudio que contribuem com a narrativa. Através destes elementos e de símbolos, mostra-se como Ruth de Souza, uma atriz que representa a memória viva do Teatro Brasileiro, idealizou e consolidou sua carreira, enfrentando barreiras e preconceitos, persistindo no sonho de ser artista; um sonho de menina concretizado na vida - inspiração às jovens atrizes de No Palco Ruth de Souza. Texto/concepção: Lucila Clemente e Josiane Acosta
Classificação etária: livre
Duração: 30min
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Silvia Abreu
Assistente de Produção
7º Festival Palco Giratório
51 3284 2070 - 3284 2072