Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de abril de 2012

Foco de lixo: prefeitura mobiliza comunidade do Arroio Mém de Sá

Foto: Cibele Carneiro/Divulgação PMPA
Nova reunião com a comunidade ocorrerá no dia 9 de maio

Nova reunião com a comunidade ocorrerá no dia 9 de maio

A prefeitura reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 18, com lideranças e moradores do entorno do Arroio Mém de Sá, na Vila Bom Jesus. No local, um foco de lixo tem provocado inúmeros problemas à saúde da população e também ao meio ambiente. (fotos)

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que implantou um novo paliteiro no arroio em fevereiro (proteção para impedir o que o lixo entre na tubulação), realizou limpeza mecânica e manual do local. Apesar disso, no meio da tarde desta quarta-feira, o lixo voltava a se acumular na área. "É como andar em círculos", afirmou Paulo Barcellos, do DEP.

O chefe de gabinete do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Eduardo Rava, informou que diariamente ocorre a remoção de lixo irregular na área. "Além da coleta regular de lixo três vezes por semana, tiramos diariamente, em três turnos, cerca de 10 caminhões de dejetos desta região", ressaltou.

Além de alagamentos e mau cheiro, o acúmulo de lixo ocasiona a proliferação de baratas, carrapatos e ratos, que podem transmitir doenças graves. "Não podemos aceitar que as pessoas julguem normal conviver com essa situação. Queremos agregar todas as lideranças da região para mudar isso. A palavra de ordem aqui é uma só: chega de lixo", destacou Kátia Cesa, da Vigilância de Águas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A intenção, conforme o chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), André Carús, é promover uma ação integrada com a comunidade, de forma continuada, tendo como meta a redução do problema até dezembro de 2012. "Não adianta cada secretaria agir isoladamente na região. Para eliminar este foco de lixo crônico, vamos unir forças e precisamos da participação da comunidade não apenas nas reuniões, que serão sistemáticas, mas na sensibilização de vizinhos e moradores. A orientação é uma só: acabar com o lixo", disse.

Efigênia Moreira, da Creche Três Corações, disse que irá trabalhar pela concretização da iniciativa. "As minhas crianças sabem separar o lixo seco do lixo molhado. Não podemos aceitar o mau exemplo dos adultos dêem que jogam lixo no arroio. É no mínimo falta de respeito e vamos ajudar a terminar com isso." Assim como Efigênia, outras lideranças da região se disponibilizaram a trabalhar para promover a melhoria do local. As propostas apresentadas durante a reunião, que ocorreu no Posto Avançado da PUCRS, serão avaliadas pelas secretarias e departamentos envolvidos e encaminhadas em nova reunião com a comunidade, que ocorrerá no dia 9 de maio, às 14h30, no mesmo local.

Também participaram da reunião e integram o grupo de trabalho da Prefeitura representantes da Fasc e do Demhab. Estiveram presentes representantes da PUCRS, conselheiros do OP, Creche Tia Bete, Associação de Moradores do Jardim do Salso, Associação de Moradores da Bom Jesus, Grupo da terceira Idade, Mulheres da Paz, Câmara Municipal, entre outras lideranças.


/lixo

Texto de: Cibele Carneiro
Edição de: Caco Belmonte
Autorizada a reprodução dos textos