Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de abril de 2012

Portal Transparência contará com novos serviços em maio

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
SIC Virtual irá atender e distribuir aos órgãos competentes as demandas
SIC Virtual irá atender e distribuir aos órgãos competentes as demandas
O Portal Transparência Porto Alegre (www.transparencia.portoalegre.rs.gov.br), reconhecido como o 2º melhor portal do gênero no país, está em constante aperfeiçoamento, a fim de propiciar ao cidadão mais instrumentos de controle social. Para tanto, contará, a partir do dia 16 de maio, com o Serviço de Informações ao Cidadão Virtual (SIC Virtual), que irá atender e distribuir aos órgãos competentes as demandas e solicitações de informações dos cidadãos via Internet, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011).
Por ser uma ferramenta dinâmica, rápida e de fácil uso, o Portal Transparência Porto Alegre permite ao cidadão fazer downloads de arquivos e encontrar, de forma segura, as informações. No Portal estão disponíveis o desempenho das contas municipais e a aplicação dos recursos públicos. Os fornecedores também foram beneficiados com a possibilidade de acompanhar os pagamentos pelo número da nota fiscal, além de acessar informações sobre retenções e tributação. No site é possível, ainda, navegar pelas seções de execução orçamentária e financeira, quadro funcional, folha de pagamento, diárias e passagens e contratações de pessoal.
Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2010, até março de 2012 , o Portal Transparência de Porto Alegre já registrou aproximadamente 85 mil acessos das mais variadas cidades do Brasil e também de outros países. A ferramenta recebe inovações e aperfeiçoamento constantes a fim de adequar-se as exigências da Sociedade e de Legislações.
Com o advento das obras da Copa do Mundo de 2014, novos desafios e metas de melhoria estão sendo trabalhadas. Como reconhecimento do trabalho que está sendo realizado, em 2011, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) considerou Porto Alegre como a segunda capital mais bem colocada quanto à gestão das finanças municipais. Em 2012, Porto Alegre conquistou o conceito A e o terceiro lugar no ranking do índice criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que avaliou a qualidade da gestão pública em 5.266 municípios do país.


/nossa_porto_alegre
Texto de: Cleber Moreira
Edição de: Gilmar Martins