Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de abril de 2012

Complexo reunirá Saúde da Família e atividades comunitárias


Foto: Cristine Rochol/PMPA
José Fortunati na assinatura de documento para construção da unidade José Fortunati na assinatura de documento para construção da unidade
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Prefeito também visitou as obras do Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus Prefeito também visitou as obras do Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus
Um espaço que vai reunir saúde, esporte, lazer e cultura, tudo em benefício dos moradores da Bom Jesus e Vila Divinéia. Assim definiu a líder comunitária Maria Elizabeth Alves ao visitar as obras do Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus. O complexo, que está sendo construído na Região Leste da Capital, também vai abrigar o novo prédio da Unidade de Saúde da Família Mato Sampaio. (fotos)
O prefeito José Fortunati, o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, e o adjunto da Saúde, Jorge Luiz Osório, verificaram o andamento das obras e assinaram o termo de cooperação entre as secretarias para construção do novo espaço de saúde, durante almoço na sede da Escola de Samba Copacabana.
Para Fortunati, tanto o Centro Esportivo e Cultural quanto a nova sede da Unidade de Saúde são conquistas da comunidade. “Temos aqui na Zona Leste, na população moradora da Bom Jesus, exemplos de parceria e mobilização para alcançar os sonhos e realizar as iniciativas necessárias para a vida de todos”, afirmou o prefeito.
Estrutura do Centro - O local contará com sala multimeios para cinema e teatro, telecentro, espaço de qualificação profissional, parque infantil, pistas de caminhada e skate, cancha de bocha, quadra de futebol sete e quadra poliesportiva coberta, tudo à disposição da comunidade.
O início da construção foi anunciado pelo prefeito, durante o projeto Prefeitura na Comunidade, realizado no dia 11 de outubro de 2011. A obra está sendo desenvolvida em parceria com a Construtora Rossi, em contrapartida aos impactos ambientais gerados por investimentos na região.
Unidade de Saúde - O novo prédio atende a uma demanda do Orçamento Participativo de 2011. Servirá para ampliar e qualificar o atendimento de saúde prestado pela Unidade de Saúde da Família Mato Sampaio. A unidade, que possui atualmente uma Equipe de Saúde da Família, sem atendimento odontológico, funciona há mais de dez anos em um prédio cedido pela Associação de Moradores, com 79m².
O novo prédio, que vai funcionar junto ao Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus, terá 530m² de área construída. Serão três Equipes de Saúde da Família e dois Gabinetes Odontológicos, para implantação de equipes de Saúde Bucal.
O projeto atenderá ao novo padrão desenvolvido em 2011 para construção de unidade de saúde. A nova concepção tem princípios de sustentabilidade, como renovação de ar, tratamento do esgoto cloacal com filtros, conforto ambiental com o uso de telhas com isolamento termoacústico e economia de energia com o uso de telhas na cor branca para refletir os raios solares.


/saude
Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Vanessa Oppelt Conte