O ano de 2012  inicia com a criação de duas novasatividades.Para as séries iniciais, foi  desenvolvido o Projeto Onde está o  patrimônio? O projeto inicia com umavivência de reconhecimento da  Instituição, visando à apresentação dos váriosespaços do Arquivo: jardim com  árvores centenárias, chalés europeus do séculoXIX, laboratório de restauração,  sala de pesquisa, acervo e apresentação de fontes documentais.Na  sequência da atividade, as crianças são divididas nasequipes: casa, rocha,  livro, 
documento e árvore, através da  distribuição aleatória dascartinhas representando estes elementos.
As equipes participarão do jogo  Onde está o patrimônio? queprecisa ser encontrado no painel que esconde através  das folhas secas dasárvores.
Mas para isto é  precisodescobri-lo através do baú das histórias que contém pergaminhos com  históriasde muitos bens patrimoniais que estão no Arquivo Histórico.
Um representante de cada  equiperetira do baú um pergaminho, e uma contação de histórias acontece para que  aequipe saiba qual o patrimônio a ser encontrado no painel.
As equipes ganham pontos cada  vezque o patrimônio da história é descoberto. Quando todos os pergaminhos  foremlidos, tem-se uma equipe vencedora que ganha como prêmio o “ Junta –  cabeças: o quebra- cabeçacooperativo”.
Este projeto já pode ser agendado  pelo telefone 3289.8284 ainda para oprimeiro semestre.
Para o segundo semestre,  vamosdisponibilizar mais uma atividade para os estudantes das 5ª as 8ª séries:  Projeto Cuidar para não  esquecer.
A atividade prevê conhecer  ahistória dos chalés europeus que abrigam o Arquivo Histórico, através de  umvídeo que inicia com sua construção como casa de chácara, passando pelo  períodode uso como escolas, terminando nos dias atuais.
Depois de assistir ao vídeo,  osestudantes conhecem o presente das casas: o Arquivo Histórico com seus  váriosespaços voltados à conservação e à preservaçãodocumental numa visita  guiada. 
Terminada a visita, formamos  3equipes: gradil, lambrequim e postigo que participarão de uma gincana,  estandosuas tarefas classificadas,organizadascomo documentos de acervo.
Para realização das tarefas,  serápreciso uma pesquisa histórica comfontes documentais: lei de tombamento dos  chalés, fotos do dossiê de restauração,motivos da lei de tombamento, além de uma  observação detalhada das duas casasde modo a identificar suas semelhanças. O  prêmio para os vencedores da gincanaé um certificado em forma de documento  atestando seu conhecimento dopatrimônio.
Maiores informações podem  serdisponibilizadas pelo email rosanef@smc.prefpoa.com.br
 
 
 
