O ano de 2012 inicia com a criação de duas novasatividades.Para as séries iniciais, foi desenvolvido o Projeto Onde está o patrimônio? O projeto inicia com umavivência de reconhecimento da Instituição, visando à apresentação dos váriosespaços do Arquivo: jardim com árvores centenárias, chalés europeus do séculoXIX, laboratório de restauração, sala de pesquisa, acervo e apresentação de fontes documentais.Na sequência da atividade, as crianças são divididas nasequipes: casa, rocha, livro,
documento e árvore, através da distribuição aleatória dascartinhas representando estes elementos.
As equipes participarão do jogo Onde está o patrimônio? queprecisa ser encontrado no painel que esconde através das folhas secas dasárvores.
Mas para isto é precisodescobri-lo através do baú das histórias que contém pergaminhos com históriasde muitos bens patrimoniais que estão no Arquivo Histórico.
Um representante de cada equiperetira do baú um pergaminho, e uma contação de histórias acontece para que aequipe saiba qual o patrimônio a ser encontrado no painel.
As equipes ganham pontos cada vezque o patrimônio da história é descoberto. Quando todos os pergaminhos foremlidos, tem-se uma equipe vencedora que ganha como prêmio o “ Junta – cabeças: o quebra- cabeçacooperativo”.
Este projeto já pode ser agendado pelo telefone 3289.8284 ainda para oprimeiro semestre.
Para o segundo semestre, vamosdisponibilizar mais uma atividade para os estudantes das 5ª as 8ª séries: Projeto Cuidar para não esquecer.
A atividade prevê conhecer ahistória dos chalés europeus que abrigam o Arquivo Histórico, através de umvídeo que inicia com sua construção como casa de chácara, passando pelo períodode uso como escolas, terminando nos dias atuais.
Depois de assistir ao vídeo, osestudantes conhecem o presente das casas: o Arquivo Histórico com seus váriosespaços voltados à conservação e à preservaçãodocumental numa visita guiada.
Terminada a visita, formamos 3equipes: gradil, lambrequim e postigo que participarão de uma gincana, estandosuas tarefas classificadas,organizadascomo documentos de acervo.
Para realização das tarefas, serápreciso uma pesquisa histórica comfontes documentais: lei de tombamento dos chalés, fotos do dossiê de restauração,motivos da lei de tombamento, além de uma observação detalhada das duas casasde modo a identificar suas semelhanças. O prêmio para os vencedores da gincanaé um certificado em forma de documento atestando seu conhecimento dopatrimônio.
Maiores informações podem serdisponibilizadas pelo email rosanef@smc.prefpoa.com.br