Prezados,
Estamos recebendo muitas consultas sobre o que é e como funciona o APL. Como o prazo do Edital é curto e a iniciativa é pioneira, não houve tempo de repassar informações detalhadas.
Para esclarecer as dúvidas sobre o APL do setor audiovisual, destacamos alguns pontos importantes:
1. - O que é um Arranjo Produtivo Local (APL)?Também conhecido como cluster, corresponde a aglomerações de empresas e instituições localizadas em um mesmo território que apresentem especialização produtiva e que mantenham vínculos de interação, cooperação, comércio, tecnologias e aprendizagem entre si e com outras instituições locais, tais como: esferas de governo, associações, universidades, centros tecnológicos, sindicatos, instituições de crédito, ensino e pesquisa, geradores de externalidades econômicas positivas, eficiência coletiva e de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social. relativamente comum em outros setores industriais, mas inédito no Brasil para o setor audiovisual. Vem sendo praticado na Europa, como é o caso do Cluster Audiovisual implantado no País Basco.2- Porque apoiar o APL do audiovisual?
Caso nosso projeto seja selecionado no primeiro ano teremos um investimento de R$100.000,00 para estabelecer a governança do APL e realizar levantamentos da cadeia produtiva que permitirão elaborar um plano de desenvolvimento. Esta pesquisa ajuda a entender e qualificar a cadeia produtiva. Na etapa seguinte, começam os projetos pontuais para fortalecer o setor.
3. Como participar?
Preenchendo o anexo 4 a empresa manifesta interesse oficial em participar do Arranjo Produtivo Local e fará parte do grupo de empresas que compõe esse projeto. Os detalhes dessa participação serão definidos durante o processo de pesquisa que acontecerá no primeiro ano de funcionamento do APL. O Anexo 3 é para a manifestação de apoio à iniciativa e não impede a participação no futuro.Segue em anexo o EDITAL do APL.
Para apoiar preencha o ANEXO 03.
Para participar preencha ANEXO 04.
Os documentos podem ser encaminhados parafundacine@fundacine.com.br ouaptcrs@gmail.com
Após o preenchimento, pedimos que informem através do tel: 51 3226-3311 (Fundacine)
É muito importante a manifestação de todos, ela conta ponto no processo seletivo.
Agradecemos a atenção e aguardamos retorno.
AtenciosamenteBibiana MandagaráAPTC-ABD/RS
Em 17 de abril de 2012 11:55, APTC-ABD/RS RS <aptcrs@gmail.com> escreveu:
Ao CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
Prezados,
A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) é o braço operacional da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). A AGDI realiza um trabalho ativo na prospecção de novas oportunidades econômicas para o Estado e coordena a recepção a empresários interessados em investir no Rio Grande do Sul. A aproximação entre o Estado e o empresariado também é uma das missões da agência. Para tanto foi lançado no mês de março deste ano o Edital (em anexo) para a viabilização dos Arranjos Produtivos Locais - APL no setor do RS.
O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) responde às prioridades estratégicas do plano de governo estadual, notadamente as associadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, cadeias produtivas locais e regionais, crescimento, ampliação dos investimentos e da cooperação.O Programa de Fortalecimento das CAPL's é uma ação do Sistema de Desenvolvimento Econômico do RS, coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) com protagonismo dos demais agentes do Sistema e do conjunto do governo estadual.O Governo do Rio Grande do Sul pretende recuperar sua capacidade de incidir para o desenvolvimento econômico atuando a partir do Sistema de Desenvolvimento Econômico com programas públicos específicos, estruturados pela ação transversal de seus diversos órgãos e instrumentos.
No período de 2001 a 2010, foram realizados convênios com as Instituições responsáveis pela Coordenação dos APLs, envolvendo recursos da ordem de R$ 6.471.360,20 (seis milhões, quatrocentos e setenta e um mil, trezentos e sessenta reais e vinte centavos). Foram capacitadas 904(novecentos e quatro) empresas e 1740 (mil setecentos e quarenta) profissionais do ramo.
A Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) publicou no Diário Oficial do Estado um edital com o objetivo de selecionar propostas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para serem enquadrados e acessarem os recursos destinados ao projeto de Fortalecimentos dos APLs. Atualmente, cinco APLs já fazem parte do programa e o edital pretende selecionar mais oito.
Em reunião realizada entre as entidades do setor sudiovisual, foi caracterizado a Fundação Cinema RS - FUNDACINE como a instituição que apresentará o Arranjo produtivo local no RS, será a gestora responsável pela mobilização e contratação de recursos tecnicos e humanos para a execução das atividades de coordenação, governança, elaboração de projetos cooperados necessários à organização do Arranjo produtivo Local do setor Audiovisual RS - APL/RS de acordo com os objetivos.
Sendo assim, ecaminhamos em anexo o ofício solicitando a todas as entidades representativas no Conselho Curador da FUNDACINE, bem como, instituições, empresas, produtoras, exibidoras, distribuidoras, fornecedores do setor ára participarem ou apoiarem o APL que esta sendo desenvolvido para o RS.
Anexamos também o edital da AGDI para que possam visualizarem, e os formulários:
Anexo 3 - Para as empresas/Instituições que irão apoiarem o APL;
Anexo 4 - Para empresas/instituições que irão participar do APL.
Após o preenchimento, pedimos que informem através do tel: 51 3226-3311 Fundacine ou APTC: ou pelos e-mails Fundacine@fundacine.org.br ou APTC, para os recolhimentos dos documentos.
Att.
APTC - ABD/RS
FUNDACINE
SIAV
--
-Comunicação APTC-RS
Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul
Barão de Teffé, 252 - Menino Deus, Porto Alegre - RS
Postagem em destaque
Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre
Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...