Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de abril de 2012

Participe da V Conferência Municipal do Meio Ambiente

 Participe da V Conferência do Meio Ambiente

A Ética do Cuidado Ambiental em Porto Alegre: O Futuro da Paisagem
  

Estão abertas as inscrições para a V Conferência Municipal do Meio Ambiente – Ética do Cuidado Ambiental em Porto Alegre: O Futuro da Paisagem, que será realizada entre os dias 27 e 29 de abril.  As inscrições são gratuitas.

 

O evento, realizado pela última vez em 2006 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), terá seis mesas de discussão: Construções e Tecnologias Sustentáveis; Resíduos Sólidos; Saúde e Qualidade Ambiental; Cinturão Verde e Paisagem Urbana; Educação Ambiental; e Mobilidade Urbana.

De acordo com o secretário Luiz Fernando Záchia, o que se pretende com a retomada do evento é preparar Porto Alegre para a Rio + 20, que ocorre em junho. "Porto Alegre precisa ter uma posição definida sobre o que espera de seu futuro em termos de sustentabilidade. Este é um ano decisivo neste sentido em função do evento das Nações Unidas. Sendo assim, a Smam puxa para si a responsabilidade de suscitar o debate e espera um grande número de participantes não apenas de entidades ligadas ao meio ambiente, mas de toda a sociedade, para que cheguemos na Rio + 20 com propostas que tenham a marca de Porto Alegre", destacou.


Concomitantemente à realização deste evento, ocorrerá a 3ª Pré-Conferência Municipal de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Energias Renováveis, promovida pelo Conselho Municipal de Tecnologia (Comcet). O encontro tem como meta a definição de diretrizes para subsidiar políticas públicas em ciência e tecnologia na área de meio ambiente, saneamento básico e energias renováveis.

A V Conferência Municipal do Meio Ambiente, patrocinada pela Procempa e pela Braskem, conta com o apoio do Dmae, da Assembleia Legislativa, da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, da OAB, do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, da ST Arquitetura e Meio Ambiente e da Profill Engenharia e Ambiente.

Para realizar a inscrição para a V Conferência, acesse http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?p_secao=278.

 

Confira a programação conjunta dos eventos:

Dia 27 de abril, sexta-feira – Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa:

12h30: Inscrições
14h30: Palestra Ética e Cuidado com a Paisagem Urbana, com Lúcia Mascaró, da Ufrgs
15h30: Palestra Tecnologia e Inovação em Abastecimento D'Água, Saneamento Básico e Drenagens Urbanas, com Dieter Wartchow, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs
17h: Apresentação Cultural
18h: Cerimônia de abertura
19h30: Palestra de abertura, com Genebaldo Freire Dias, da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Dia 28 de abril, sábado:


8h às 9h: Inscrições
9h: Início grupos de trabalhos temáticos (Na Assembléia Legislativa, reúnem-se os grupos Construções e Tecnologias Sustentáveis; e Mobilidade Urbana. Na Escola Ernesto Dornelles, os grupos Resíduos Sólidos; Saúde e Qualidade Ambiental; Cinturão Verde e Paisagem Urbana; e Educação Ambiental) 
12h: Intervalo
13h30: Continuação dos trabalhos nos grupos temáticos
15h: Intervalo
15h30 às 17h: Apreciação e encaminhamento de propostas
  
Dia 29 de abril, domingo– Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa:

9h: Votações das propostas em Plenária
12h30: Sessão de encerramento da V Conferência