No Plano de Investimentos de 2012, a Região Cruzeiro está contemplada com 43 demandas, com previsão orçamentária de cerca de R$ 7,3 milhões. Entre as obras, a duplicação da Avenida Tronco é um dos principais projetos de mobilidade urbana de Porto Alegre para a Copa do Mundo. A iniciativa, referendada pelo OP em 2011, vai mudar a vida de mais de mil famílias da capital. Trata-se de uma rota alternativa, com mais de cinco quilômetros de extensão, que ligará o Centro e a Região Sul de Porto Alegre.
A Avenida Tronco está projetada há 40 anos no Plano Diretor da cidade. Para a constrição, será necessário promover a remoção de 1.499 famílias, que terão a moradia transferida para até dois quilômetros da área em que vivem hoje. Cerca de 1,1 mil famílias serão acomodadas em apartamentos e sobrados construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha vida. Dois projetos já estão em análise na Caixa Econômica Federal. Outras 350 famílias receberão bônus moradia de R$ 52 mil para compras de imóveis. Além disso, haverá reassentamento de 121 comerciantes.
Composta pelos bairros Medianeira e Santa Tereza, a Região Cruzeiro reuniu 429 pessoas na assembleia do ciclo do OP de 2011/2012. Seguindo tendência registrada nos últimos anos, a previsão é de que o comparecimento de público seja ainda maior no encontro desta quinta-feira. Dados completos sobre a participação da região no OP podem ser conferidos no site do Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA), na ferramenta “Porto Alegre em Análise”. Escolha no menu, a opção “Análises Comparativas” ou "Regiões e seus Indicadores", selecione o tema “Democracia Participativa” e escolha o indicador “Participantes das Assembleias do Orçamento Participativo”.
Todas as assembleias do OP 2012-2013 têm transmissão ao vivo por meio da rede mundial de computadores, com serviço oferecido pela Procempa. Para acompanhar os debates que decidem o futuro da cidade, o internauta deve acessar mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/op.
No site do OP no portal da prefeitura, além do calendário de assembléias, é possível realizar pré-cadastramento para cada um dos encontros. Outra ferramenta disponível na página é a consulta para definir prioridades de investimentos da prefeitura em 2013. A consulta permite escolher quatro entre as 18 prioridades tradicionalmente elencadas pelo OP.
/governanca
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira