Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de abril de 2012

Porto Alegre terá Centro de Referência do Povo Negro

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Hotsite do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro é uma das novidades

Hotsite do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro é uma das novidades

Para o próximo 13 de maio, Dia Nacional de Combate ao Racismo, a prefeitura está organizando diversas ações importantes voltadas ao povo negro. Uma delas é a criação do Centro de Referência e Informação do Negro (Crin), que irá funcionar em prédio municipal localizado na avenida Ipiranga, 311.

O prefeito José Fortunati também irá assinar o decreto que regulamenta a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cujas ações serão coordenadas pelo Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro (GPN). "A principal diretriz é a melhoria na qualidade de vida do povo negro, por meio de políticas especificas e da ampliação de ações afirmativas para a inclusão social, estimulando oportunidades aos grupos historicamente discriminados", afirmou o coordenador do GPN, Clóvis André Silva.

Análise de dados e qualificação de mão de obra – Técnicos do Observapoa, vinculado à Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), estão organizando a tabulação de um boletim, com dados e informações estatísticas sobre as condições sociais e econômicas do negro em Porto Alegre. Os números serão publicados em informativo que será distribuído dia 13 de maio e também estará à disposição para consulta na internet.

Outra novidade é o lançamento do site do GPN, desenvolvido pela Procempa. "É uma ferramenta fundamental para garantir visibilidade e proporcionar um melhor acompanhamento da sociedade sobre o que estamos fazendo", afirmou Clóvis. Segundo o coordenador do GPN, outra importante iniciativa da prefeitura será a assinatura do convênio entre Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) e Sebrae, para qualificação de mão de obra na construção civil. Serão formadas turmas especificas para negros. No primeiro momento, serão beneficiados moradores da Restinga. Em seguida, poderão participar dos cursos os moradores dos bairros Bom Jesus, Cruzeiro, Rubem Bert, Partenon e Lomba do Pinheiro.

Centro de Referência e Informação do Negro (Crin) – Será um local para reunir informações e acervos sobre diversos temas relacionados ao negro e à cultura popular de matriz africana. Será um espaço de fomento às políticas especificas para juventude, mulheres, idosos e comunidades remanescentes de quilombos. Também será responsável pela organização e o arquivamento de documentos e informações. O Centro promoverá debates, palestras, fóruns e oficinas para divulgar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo.




/direitos_humanos

Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira