Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de abril de 2012

CONVITE_ próxima quarta 02/05- INFO IAB

Olá Guimarães,
Peço a gentileza de apoiar e divulgar esses eventos que são de relevância para nossa cultura.
Desde já, agradeço a sua colaboração em divulgá-los.

Obrigada e bom fim de semana,
Evanir Plaszewski   



Galeria Espaço IAB
Solar Conde de Porto Alegre
Gal. Canabarro, n°363 esq. Riachuelo
Centro Histórico | Porto Alegre, RS

curadoria
Adriana Xaplin
Vinicius Vieira
contatos
51 3212 2552
iabrs@iabrs.org.br


Contém:
1_ Texto do Histórico da Galeria
imagens anexas:
1.1 - Crédito: Desenhos (1965) de Flávio de Carvalho: Pintor, desenhista, arquiteto, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo e engenheiro. Artista que inaugurou a Galeria em 1966.
1.2 - Crédito: Imagem do antigo bar do IAB na rua Annes Dias. Foto: Dirceu Russi
.
1.3 - Imagem 0082.jpg - móbile do Calder no IAB SP (referência).
Ver com Tiago quem é o autor da imagem .
2_ Exposições da próxima quarta  - dia 2 de maio
imagens anexas:
2.1 - Giro na Arte / V Convocatória
2.2 - Luiz Fiori
2.3 - Eduardo Rick Martins

3_ Resultado do Edital de Artes Visuais 2012


HISTÓRICO DA GALERIA ESPAÇO IAB
    A Galeria foi fundada em abril de 1966, durante a gestão de Cláudio Araújo. Funcionava na sobreloja da antiga sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, na rua Annes Dias, em frente à Praça Dom Feliciano, em Porto Alegre. No dia da inauguração contou com a exposição de pinturas, esculturas e trabalhos de arquitetura de Flávio de Carvalho. Durante a segunda metade da década de 60, a galeria teve como um dos seus primeiros diretores artisticos o escultor Xico Stockinger. Posteriormente, entre o final da década de 60 e início de 70, trabalharam na curadoria nomes como Gilberto Morás Marques (final dos anos 60) e Naida Gomes (1973). No início dos anos 70 consolidou-se junto à comunidade gaúcha como um importante "modal cultural" da cidade de Porto Alegre. Oportunizava o surgimento de grupos das mais diversas artes. Foi palco para os primeiros espetáculos do Tangos e Tragédias e o Teatro de Bonecos "Cem Modos". Na segunda metade da década de 70, sob a direção artística de Renato Rosa, o espaço abrigava artistas de várias regiões do país, como Alfredo Volpi, Emanoel Araújo, Octávio Araújo, Caulos, Rebolo, Farnese de Andrade, Antônio Maia, Glauco Rodrigues, Carlos Bastos (com a presença de Zélia Gattai e Jorge Amado), Pietrina Checcacci, Zaragoza, Iaponi Araújo e Paulo Roberto Leal. Expuseram ainda, em diferentes gestões, artistas consagrados como Danúbio Gonçalves, Tadeuz Lapinski. Ado Malagoli, Maria Bonomi, Di Cavalcanti, Wesley Duke Lee, Décio Pignatari, Manabu Mabe, Sônia Ebling, Henrique Fuhro, Magliani, Inah Fantoni, Plínio Bernhardt, Pasquetti, Tenius, Joyce Schleiniger, Ilsa Monteiro, Roth, Nelson Jungbluth, Léo Dexheimer, Regina Silveira, Leonid Streliaev, entre vários outros artistas atuantes na cena cultural da cidade durante o período do Regime Militar.
    Junto com a galeria, no andar térreo do edifício do Instituto de Arquitetos do Brasil, ficava o bar do IAB. Contribuindo para o sucesso da galeria, o bar era reconhecido como um dos principais pontos de encontro entre artistas, militantes, arquitetos, estudantes, publicitários e jornalistas do país, que o tornaram o primeiro bar underground  de Porto Alegre. Unindo principalmente arte, arquitetura e política, atraia os mais diversos segmentos da sociedade. A partir dos anos 80, o lugar passou a ser palco de personalidades como Chico Buarque, Nana Caymi, Rosinha de Valença, Ney Lisboa, Elis Regina, Cida Moreira, Geraldo Flach, Celso Loureiro Chaves e Ayres Pottof. Não era incomum ver Mario Quintana ou Millor Fernandes autografarem suas obras no Bar do IAB, que já nessa época fazia história em Porto Alegre como um lugar-síntese dos sentimentos e da movimentação sociocultural da cidade. Após passar um período fechado, nos anos 90, a Galeria retomou seu protagonismo no Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do IAB-RS. A partir de 2010, com a direção artística de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira, a Galeria Espaço IAB vem realizando os mais variados eventos culturais, entre eles as Artes Visuais, contribuindo inclusive para a paulatina revitalização cultural do Centro Histórico da cidade. Recentemente na galeria, em mostras coletivas ou individuais, o IAB recebeu mais de 100 artistas, entre eles Angela Pettini, Mario Taddeu, Bebeto Alves, Caé Braga, Kátia Costa, Rosana Almendares, Arminda Lopes, Hidalgo Adams, Marli Araújo, Glaé Macalós, Paulinho Chimendes, Yara Baumgarten, Ena Lautert, Alexandra Eckert, Santiago, entre muitos outros. Fontes: 1- Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: Décio Presser e Renato Rosa. Editora: UFRGS. 2000.  2- Acervo do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul. 3- Museu Joaquim José Felizardo.  4- Imagem do cabeçalho (foto 1): Sala Negra do IAB RS, por Rosana Almendares. 5- Artigo: s/ título de Marjore Michelín. Imagem do Bar do IAB na década de 80 (foto 2): Dirceu Russi. s/data.




PRÓXIMA QUARTA: dia 2/5, às 19h:30min

GIRO NA ARTE / V CONVOCATÓRIA  ATELIER PLANO B
sala negra
A Convocatória de Arte tem por objetivo congregar tanto artistas quanto pessoas que de algum modo tenham alguma ligação com a arte, promovendo dessa forma a aproximação da comunidade em geral com o universo artístico, e oportunizando também aqueles que iniciam suas carreiras. Nessa V Edição da Convocatória o tema é Giro na Arte, em que o formato dos trabalhos são redondos, com tamanho de 12cm de diâmetro, realizados conforme o edital. Com
o resultado dessa proposta, estamos organizando uma grande exposição: com 170 obras individuais, dentre elas de nomes reconhecidos e respeitados no cenário artístico, 02 coletivos de arte, 02 projetos e  03 escolas representadas por seus alunos e professores. Dessa forma traremos para este espaço expositivo um total de 296 trabalhos, com técnicas e temas variados, de diversas regiões do Estado, do Brasil e exterior. Kátia Costa

ABSTRAÇOS  LUIZ FIORI
sala anexa
Luiz Fiori é natural de Erechim. Atua como artista visual e é graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Ursula no Rio de Janeiro. Tem trabalhos, obras e exposições em várias capitais brasileiras. Atualmente vem desenvolvendo murais, telas, programações visuais, logotipias, cenografias e trabalhos com computação gráfica. A exposição ABSTRAÇOS remete a "movimentos coloridos, cheios de energia".
PUNHAIS  EDUARDO RICK MARTINS
sala do arco
Eduardo Rick Martins é natural de Taquara-RS. Atua como designer de produto, artista e professor de artes. Entre os projetos que vem desenvolvendo atualmente, se destaca os "PUNHAIS", que são esculturas modeladas e fundidas em alumínio escovado e polido. São objetos que convidam ao toque, ao sentir  das texturas, ao observar do côncavo e do convexo, a rugosidade e o polido, o peso, o poder, que lembram também instrumentos medievais.


RESULTADO DO EDITAL DE EXPOSIÇÕES 2012

______________________________________________________

propostas entregues: 30 
propostas selecionadas: 13

>> abertura: quarta, 2 de maio, 19h30min
Atelier Plano B. "V Convocatória / Giro na Arte" - Coletiva. Sala Negra.
Luiz Fiori. "Abstraços" - Individual. Sala Anexa.

Eduardo Rick Martins. "Punhais" - Individual. Sala do Arco.
>> abertura: quarta, 4 de julho, 19h30min
Associação de Artes Plásticas Chico Lisboa.
"Varal das Artes" - Coletiva. Sala Negra.
Eduardo Uchoa. "Marsupiais" - Individual. Sala do Arco.
Luciane Bucksdricker. "Salas de (Não) Estar" - Individual. Areas Externas.

>> abertura: quarta, 5 de setembro, 19h30min
Liana Timm. "Outros de Mim" - Individual. Sala Negra. 
Alenyr Avila. "Pinturas Tecidas" - Individual. Sala Anexa..
Bando de Barro. "Nanocerâmica" - Coletiva. Sala do Arco.
>> abertura: quarta, 7 de novembro, 19h30min
Gilberto Perin. "Fotografias para Imaginar" - Individual. Sala Negra. 
Gisele Ramires. "A trajetória da linha" - Coletiva. Sala Anexa.
J. Altair. "Cultura Afro" - Individual. Sala do Arco.
Tania Resmini. "Espaço Massa Movimento" - Coletiva. Areas externas.
_________________________________
Edital: Rodrigo Poltosi, Adriana Xaplin, Fernanda Bourqui, Vinicius Vieira e Mauro Loch. 
Com. Organizadora: Humberto Hickel, Rogério Malinsky e Vinicius Vieira.  
Júri: Claudio Ely (Atelier Livre da PMPA), Adriana Xaplin (Setorial de Artes Visuais - MinC), Daliana Mirapalhete (Estado) e Lise Bertotto (Temática da Cultura-OP).
Divulgação:
Ana Lersch e Sabrina Ortácio.
Secretaria:
Madalena Gusen.
 

Curadoria do Espaço IAB: Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.