Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de abril de 2012

Inovações do OP em Porto Alegre são destacadas em evento nacional


Reconhecida internacionalmente pela experiência do Orçamento Participativo (OP), Porto Alegre também se destaca quando realiza ações de inovação no processo de decisão do destino dos recursos orçamentários. A utilização de ferramentas de novas tecnologias para divulgar e promover maior aproximação entre a população e o OP, adotada desde o ano passado pela Prefeitura e incrementada em 2012, despertou grande interesse no 6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de OPs. O evento ocorreu no último dia 13 de abril, em Osasco, município distante 18 quilômetros da capital paulista.

“O sistema de convite para as assembleias por meio de SMS foi muito apreciado”, diz o secretário-executivo do Conselho do Orçamento Participativo (COP) de Porto Alegre, Ronaldo Endler, referindo-se às mensagens de celular que estão sendo enviadas pela Prefeitura para estimular a presença em plenárias do OP. O serviço foi implantado para o ciclo de 2012/2013. De acordo com Endler, as iniciativas adotadas pela capital gaúcha no projeto OP em Rede foram de grande atenção no encontro nacional. “O OP em Rede oferece excelente resposta a um problema que é comum a todas as cidades que adotam o Orçamento Participativo, que é justamente o chamamento à participação”, afirma.

Oficialmente, o projeto OP em Rede foi lançado pelo prefeito José Fortunati três dias depois do evento em Osasco. Entre as principais novidades que serão anunciadas por Fortunati está a consulta, por meio de Internet, sobre prioridades do Orçamento de 2013. Por meio da web, é possível agora se manifestar e contribuir para a definição de tais prioridades. A consulta pode ser acessada no site do OP, no endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/op/.

O OP ganhou ainda páginas próprias no Facebook (http://www.facebook.com/opportoalegre) e no Twitter (http://twitter.com/oppoa), que desde já representam novos canais de comunicação e de interação da comunidade ligada ao Orçamento Participativo. Outra iniciativa é o aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu Cuido, disponível para usuários de celulares inteligentes (smartphones). Lançado no final de 2011, o aplicativo disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo. A ferramenta também permite a fiscalização das obras e serviços, com comentários e envio de fotos.

Desde a última segunda-feira, 23, a transmissão online das assembleias passou a ser captada também por meio de celulares inteligentes – smartphones. Lançado no ano passado, a recepção do sinal era restrita, até então, a computadores. Finalmente, a Prefeitura desenvolve esforços para estabelecer vínculo automático entre o Porto Alegre.cc e o OP. O Porto Alegre.cc (www.portoalegre.cc) é uma plataforma colaborativa na qual os cidadãos publicam e organizam mobilizações por causas que consideram importantes para a Capital. A ideia é que parte considerável de tais causas possa ser incluída entre as demandas do OP.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Poti Cunha
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde