Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de abril de 2012

Pavimentação de estradas é prioridade da temática de Circulação

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Temática de Circulação e Transporte e Mobilidade Urbana
Temática de Circulação e Transporte e Mobilidade Urbana
Cerca de 450 pessoas reuniram-se na noite desta terça-feira, 17, para debater as prioridades da Temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Na assembléia do ciclo do Orçamento Participativo 2012/2013, o prefeito José Fortunati participou do diálogo com a comunidade, que definiu a pavimentação de estradas como prioridade e eleigeu por aclamação a chapa de consenso para integrar o Conselho do OP (COP). (fotos)No espaço aberto para manifestação dos cidadãos, 15 inscritos representaram as suas comunidades. As demandas expressadas por obras e serviços foram principalmente quanto à duplicação de vias, implantação de ciclovias e acessibilidade no transporte coletivo.

Uma das inscritas, a Miss Brasil Deficiente Visual 2011, Giselle Hübbe, que representou o Estado no concurso, sugeriu a implantação do sistema DPS 2000 no transporte coletivo, que permite a comunicação por ondas de rádio entre o deficiente e o motorista. “É um sistema que avisa o motorista sobre a presença do passageiro e o usuário sobre a chegada do ônibus”, disse Gisele, destacando que o deficiente visual busca independência e autonomia.

Acompanhado do diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, e dos demais secretários municipais, o prefeito afirmou que a companhia está estudando a implantação da ferramenta para qualificar a acessibilidade no transporte coletivo. “O transporte coletivo tem que ser adequado para todos, por isto os novos ônibus da frota ingressam com acessibilidade. A Carris vai testar o DPS2000”, manifestou Fortunati.

Antigas demandas das comunidades, as duplicações das avenidas Edgar Pires de Castro e Oscar Pereira já estão com o projeto em execução. Para a intervenção na Vicente Montégia, que tem o projeto executivo concluído, Fortunati informou que o município está dedicado a buscar os R$ 30 milhões necessários para a obra e irá dialogar com o governo federal para viabilizar o projeto.

Sobre as demandas por ciclovias, o prefeito reforçou que o município está comprometido em ampliar os espaços para garantir a mobilidade com segurança. “A bicicleta é um transporte alternativo da maior qualidade e importância para a rotina das cidades modernas”, disse, informando os projetos em desenvolvimento na Capital com a ciclofaixa da Icaraí e a ciclovia da avenida Ipiranga. Porto Alegre conta ainda com os 4,6 km da Restinga, com 2,1 km na Diário de Notícias e 1,2 km em Ipanema. A partir deste ano será construído o Complexo Cicloviário Sertório, com 12 km de extensão, incluindo a Severo Dullius, avenidas dos Estados e das Indústrias. Nos projetos do PAC Copa estão incluídos 20 km de ciclovias.

PI 2012 – Conforme apresentou o secretário de Governança, Cezar Busatto, o Plano de Investimentos e Serviços de 2012 conta com 565 demandas. “É o maior volume de demandas da história do OP”, esclareceu. O volume de R$ 106 milhões em recursos refere-se a 315 demandas. Outras 250 demandas estão em elaboração ou aprovação de projetos devido à complexidade das intervenções.

OP em rede – O Orçamento Participativo inova neste ciclo ao ampliar as oportunidades de interação dos cidadãos. No site do OP no portal da prefeitura, além do calendário de assembleias, é possível realizar pré-cadastramento para cada um dos encontros. Outra ferramenta disponível na página é a consulta para definir prioridades de investimentos da prefeitura em 2013. A consulta permite escolher quatro entre as 18 prioridades. O OP também conta agora com página no twitter e facebook.

Prioridades eleitas na temática
1 – Pavimentação de estradas
2 – Duplicação e alargamento de vias
3 – Qualificação de terminais e parada segura
4 – Programa Mobilidade e Organização do Espaço Urbano – Abertura de vias e rótulas

Chapa única – eleita por aclamação
1º titular – Raul Sergio dos Santos
2º titular – Mauricio Melo
1º suplente – Edson Campos da Silva
2º suplente – Márcia Cristina Freistedt



/orcamentoparticipativo
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que