Nascido em Brasília (DF), mas radicado em Porto Alegre há dez anos, Túlio ganhou destaque nos noticiários locais com o trabalho Transposição, uma mistura de performance e intervenção com técnicas de escultura, vídeo e fotografia. A montagem de Transposição – em exibição na Galeria Augusto Meyer, da Casa de Cultura Mario Quintana – levou 20 dias. Durante o período, Túlio transportou cerca de 6 mil blocos de concreto desde a Praça da Alfândega até a galeria, em 20 carregamentos diários. Os blocos cobriram todo o piso do local da exposição.
Com Transposição, o objetivo de Túlio foi o de testar eventuais interferências no trabalho em razão de mudanças de ambiente, de envolvimento com pessoas. Para realizar a tarefa, Túlio passou a dormir em um casebre na Praça da Alfândega, com colchão, fogareiro e cobertor, junto à pilha de blocos de concreto, cada um deles pesando dois quilos e meio. Instalados junto às escavações e ações de revitalização do Projeto Monumenta na Praça da Alfândega, o casebre, a pilha de blocos e o próprio artista, vestido com macacão e capacete, eram facilmente confundidos com um canteiro de obras e respectivo trabalhador braçal. Encerrado o transporte dos blocos, a pequena construção que serviu de moradia para Túlio durante os 20 dias foi levada para o espaço da exposição, cujo material terminará sendo doado a uma ONG.
Promovido pela prefeitura e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Democracine tem o objetivo de difundir produções audiovisuais relacionadas com a democracia participativa e o aprofundamento da cidadania. A programação, formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e uma mostra paralela informativa, transformará a capital gaúcha em centro de discussão sobre o papel da imagem nas lutas democráticas no mundo contemporâneo.
Veja aqui a programação completa do Democracine
Visite www.democracine.com.br
/cinema /democracia_participativa
Texto de: Poti
Silveira Campos
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone