Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de maio de 2012

CCMQ celebra o Mês Lutzenberger



A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) se insere na programação do Mês Lutzenberger, dedicado ao ecologista José Lutzenberger, nos dez anos de seu falecimento, que ocorreu no dia 14 de maio de 2002. O centro cultural possui um jardim que leva o nome do ambientalista, localizado no 5º andar, constituindo-se num dos seus mais belos recantos.
Na instituição, serão realizadas três atividades, com entrada franca, sendo as demais, no Rincão Gaia, sede da fundação por ele criada em Pantano Grande, Livraria Cultura de Porto Alegre, na Feira dos Agricultores Ecologistas Câmara de Vereadores de Pantano Grande e Salão de Atos da UFRGS.
A atualidade das suas propostas de preservação e de seus alertas sobre as ameaças à Gaia, o planeta da humanidade e de todos os seres vivos, fazem-se presentes tanto nos seus escritos quanto nas ideias concretizadas. Lutz falava que gostaria de voltar de tanto em tanto tempo, pois tinha curiosidade para ver como estaria o planeta, lembra Lilan Dreyer, biógrafa do ambientalista.
Entre as características que mais se destacam no ecologista está sua extraordinária capacidade de fazer conexões, perceber as ligações entre fatos e realidades, que aparentemente não teriam vínculos,como a construção de grandes hidrelétricas no norte relacionando-as à pobreza de vida dos trabalhadores no sul. Ambas, resultado da mesma lógica, dentro do pensamento desenvolvimentista.
Biografia
Natural de Porto Alegre, Lutzenberger nasceu em 17 de dezembro de 1926 e participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental. Na obra Fim do Futuro: Manifesto Ecológico Brasileiro, no ano de 1980, já previa o problema do aquecimento global — hoje um consenso científico, mas na época um assunto desconhecido da população — alertando, por exemplo, que “a Amazônia não é o pulmão do planeta, é o ar condicionado do planeta”. Por sua representatividade como liderança social, assumiu como secretário-especial do Meio Ambiente da Presidência da República, de 1990 a 1992, quando se demitiu do cargo, desiludido com a burocracia e os jogos de poder e disputa de interesses em Brasília. Graduado em Agronomia, denunciou o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras gaúchas, nos anos 70, dedicando-se a partir de então ao desenvolvimento sustentável na agricultura e alertando para o perigo da globalização no setor. Entre os 40 prêmios que ganhou está o The Right Livelihood Award (Nobel Alternativo), 25 distinções e inúmeras homenagens especiais. Foi um dos fundadores da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) e teve papel fundamental na implantação do Parque do Lami, na Capital, que leva o seu nome, e do Parque Estadual da Guarita, em Torres. Quando esteve no governo federal, seu desempenho foi decisivo na demarcação das terras indígenas, em especial a da tribo Yanomani (Roraima), decisão do Brasil de abandonar a bomba atômica, assinatura do Tratado da Antártida, Convenção das Baleias e participação das conferências preparatórias da Rio 92. Faleceu aos 75 anos, sendo sepultado do jeito que sempre desejou: nu, envolto em um lençol de linho, sem caixão, para não causar impactos ao ambiente, de forma coerente com sua vida.
Programação
Agenda na CCMQ
- 14 de maio (segunda-feira), 17h – Exibição do documentário – Lutzenberger: For Ever Gaia (52min), dirigido por Frank Coe, na Sala Eduardo Hirtz (térreo da CCMQ).
O filme aborda a vida e obra do ambientalista José Antônio Lutzenberger, apresentando as principais ideias deste ativo pensador. Além de depoimentos dele em alemão, inglês e português, traz pessoas de sua convivência que revelam sua trajetória de vida. Uma atração extra são os desenhos da infância de Lutz, feitos por seu pai, o artista plásticos Joseph Franz Litzenberger e guardados em um diário que retratava a vida familiar nas décadas de 1920 e 1930. Muitas tomadas foram feitas no Rincão Gaia, em Pântano Grande. Produzida pelo diretor e Otto Guerra, a fita participou de mais de 25 mostras e festivais de cinema no Brasil e no exterior.
- 15 de maio (terça-feira), 17h e 18h30min – Visita guiada ao Jardim Lutzenberger (5º andar da CCMQ) com o biólogo Edgar Salla.
- 16 de maio (quarta-feira), 18h30min – Música no Jardim Especial, com Fernando Fleck e Rodrigo Carraro, duo de violão e flauta, no Jardim Lutzenberger (5º andar da CCMQ).
Atividades organizadas pela Fundação Gaia e seus parceiros
- dias 04 e 05 (sexta e sábado), no Rincão Gaia – Curso de Plantio e Manejo Orgânico do Solo, com Alexandre de Freitas.
- dia 08 (terça), 19h30min, na Livraria Cultura – Palestra com Augusto Carneiro e Lilian Dreyer: Em defesa de Gaia, Lutz e os Parques Ecológicos.
- dia 12 (sábado), das 8h às 13h, na Feira dos Agricultores Ecologistas -Banca da Fundação Gaia promovendo o livro Garimpo ou Gestão, obra póstuma de José Lutzenberger, escrita quando este era Secretário Nacional de Meio Ambiente.
- dia 14 (segunda), 10h30min, 15h30min e 19h, na Câmara Municipal de Pantano Grande – Exibição do documentário – Lutzenberger: For Ever Gaia.
- dias 19 e 20 de maio (sábado e domingo), Rincão Gaia – Curso Edificações Sustentáveis, com Daniele Tubino e Vivian Ecker, do Norie/UFRGS.
- dia 27 (domingo), Rincão Gaia – Homenagem a Lutzenberger: atividades com as crianças do Projeto Gaia Jovem.
- dia 28 (segunda), 19h30min, no Salão de Atos da UFRGS – Conferência de Vandana Shiva no Fronteiras do Pensamento: Desafios da Militância Ambiental Internacional — Lutzenberger e Seu Legado.
Texto: Lúcia Karam
Edição: Asscom Sedac