Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de maio de 2012

MinC debate Arenas Culturais para a Copa


via  Porto Cultura 
 

Debates sobre Arenas Culturais foram destaque no último dia da oficina de planejamento em Brasília
Reunido durante dois dias, o grupo gestor da Cultura na Copa dedicou esta quarta-feira, 10 de maio, aos debates em torno do edital do concurso arquitetônico das Arenas Culturais que serão instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O grupo gestor é formado por representantes do Ministério da Cultura, que coordena os trabalhos, e membros dos estados e cidades que abrigarão os jogos. A partir das discussões, ficou definido que o edital terá duas fases. Na primeira, serão selecionados três projetos que participarão da fase final. Essa etapa será definida por votação na internet, que definirá o projeto vencedor. O lançamento do edital está previsto para ocorrer ainda no mês de maio.
“Essa é a segunda reunião em que o tema das Arenas Culturais é discutido. Os estados demonstram muito interesse em ser parceiros dessa ação”, disse a coordenadora de Difusão Cultural da Funarte, Débora Aquino. Segundo ela, pela importância desse equipamento cultural, alguns gestores têm solicitado que as Arenas permaneçam nas cidades por um prazo determinado após a disputa do campeonato mundial.
Espaços coletivos
As Arenas Culturais serão espaços coletivos de convivência e fruição imersiva de conteúdos culturais, com base em quatro focos: Brasil Diverso; Brasil Audiovisual; Brasil Criativo e Brasil das Artes. A proposta é reunir em 12 espaços simultâneos mostras e circulação da produção cultural brasileira, seja ela na gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, dentre outras áreas.
A proposta é de que a programação das Arenas seja compartilhada e composta de 50% de atrações nacionais e 50% de atrações locais selecionadas em editais públicos, em circulação pelos espaços. “Sem dúvida, as Arenas Culturais serão espaços de promoção e difusão de nossa diversidade cultural. O turista que estiver em Manaus ou em Porto Alegre terá a oportunidade de comer acarajé, dançar catira, enfim, ter contato com as mais variadas expressões culturais de nosso país”, enfatizou Débora.
Reuniões de Planejamento
Morgana Eneile disse que não há fórmulas prontas.
A intenção é que ocorram encontros mensais do comitê gestor e que a cada reunião sejam avançadas as metodologias, estratégias e ações. “Não daremos fórmulas prontas, há diretrizes e eixos norteadores, mas as formas de execução serão compostas ao longo desses encontros, pois cada estado tem suas realidades e essas especificidades serão levadas em conta ao longo do processo”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho Copa MinC, Morgana Eneile.
Os membros estaduais voltarão às suas bases para reuniões locais. A intenção é que, no próximo encontro, já tenham indicações de locais dentro das cidades-sede que possam abrigar as Arenas Culturais. Cada estado deverá seguir sua realidade para a escolha.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Bruno Spada, Ascom/MinC)